top of page

POST EM DESTAQUE

  • Foto do escritorVitor Pinheiro

Restinga nas Escolas: projeto atende mais de 500 alunos de ensino fundamental na capital do ES.




Alunos durante o jogo "Tabuleiro da Restinga". FOTO: Laiz Baptista



Entre setembro e dezembro de 2022, a equipe Vitória da Restinga atendeu cerca de 590 alunos do ensino fundamental de Vitória com o projeto “Restinga nas Escolas”. O objetivo das atividades foi, passando por escolas municipais da capital, promover a difusão científica a respeito do ecossistema de restinga, em especial da Praia de Camburi, para alunos do 1º ao 9º ano.


As escolas atendidas foram a EMEF Adevalni S. Ferreira de Azevedo, em Jardim Camburi, EMEF Arthur Costa e Silva, no bairro República, e posteriormente a EMEF Experimental de Vitória UFES, que marcou o encerramento das atividades anuais do “Restinga nas Escolas”, em Jardim da Penha.



Anna Flávia Sacchetto e Marina Mello; Equipe Vitória da Restinga instruindo alunos. Foto: Vitor Pinheiro



Inicialmente, os estudantes, conduzidos pelas biólogas da equipe do projeto Vitória da Restinga, assistiram aulas teóricas sobre as características e importância da biodiversidade do ecossistema, o que deu embasamento para a segunda etapa do projeto, as atividades de fixação de conteúdo. Também foram realizadas aulas de campo, para apresentação da restinga da praia de Camburi.


As tarefas consistiram na aplicação de jogos, que implementaram o conteúdo de maneira interativa entre os alunos, como o “Quem sou eu na Restinga”, onde os jovens obtinham cartões com dicas de espécies oriundas da restinga e precisavam adivinhá-las, trocando informações uns com os outros. Ou o “Jogo da Memória da Restinga'', em que eram distribuídos vários cards ilustrados com espécies, estimulando os alunos a acertarem os pares e fixarem o conteúdo.


Foto 1: Laiz Baptista / FOTO 2: Anna Flavia Sacchetto / Foto 3: Vitor Pinheiro




PROJETO RESTINGA NAS ESCOLAS


A equipe do Projeto Vitória da Restinga, iniciativa do Instituto Últimos Refúgios em parceria com a Vale e a PMV, busca promover a sensibilização e a informação sobre a restinga para alunos, da educação infantil ao ensino fundamental. O processo é realizado através de atividades teóricas e práticas que buscam fixar o conteúdo aprendido com os estudantes, além de estimular iniciativas de preservação, com ações de sensibilização ambiental. Assim, através de diálogos e ações, é oportunizada uma mudança de pensamentos sobre o que é a restinga, sua importância e relação com a biodiversidade local.






bottom of page