top of page

POST EM DESTAQUE

  • Foto do escritorVitor Pinheiro

Restinga nas escolas: confira os detalhes das atividades do projeto na EMEF Elzira Vivacqua


Alunos no auditório da escola durante o primeiro momento de apresentações / FOTO: Vitor Pinheiro



No último dia 14 de setembro, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Elzira Vivacqua dos Santos participaram de mais um dia de atividades do “Restinga nas Escolas”, promovido pelo Projeto Vitória da Restinga.

Ao todo, 209 estudantes foram contemplados em uma ação que teve dois momentos. Inicialmente, no dia 05/09, as educadoras foram até a instituição de ensino para um primeiro contato, objetivando apresentar o ecossistema de restinga com uma abordagem aprofundada do assunto, para promover interação em um momento de perguntas e respostas, tudo com descrição de espécies e localidades na costa de Vitória, Espírito Santo.


Após responder um questionário sobre a restinga, já no segundo encontro (14), os alunos jogaram os jogos “Trilha Ecológica” e “Quem sou eu na Restinga?”, que consistem em metodologias com perguntas sobre o conteúdo estudado, o que provoca envolvimento dos participantes com o tema e fixação do conteúdo.


FOTOS: Laiz Pontes e Vitor Pinheiro


RESTINGA NAS ESCOLAS

A equipe do Projeto Vitória da Restinga, iniciativa do Instituto Últimos Refúgios em parceria com a Vale e a Prefeitúra Municipal de Vitória, busca promover a sensibilização e a informação sobre a restinga para alunos, da educação infantil ao ensino fundamental. O processo é realizado através de atividades teóricas e práticas que buscam fixar o conteúdo aprendido com os estudantes, além de estimular iniciativas de preservação, com ações de sensibilização ambiental. Assim, através de diálogos e ações, é oportunizada uma mudança de pensamentos sobre o que é a Restinga, sua importância e relação com a biodiversidade local.

Um agradecimento especial às escolas que receberam nossa equipe e aos alunos, que participaram das atividades com tanto ânimo. Também gostaríamos de parabenizar a equipe do Projeto Vitória da Restinga que trabalhou com empenho para sensibilizar as crianças.



FOTOS: Laiz Pontes


Comments


bottom of page