top of page

POST EM DESTAQUE

Marina Mello

Restinga nas escolas: Projeto Vitória da Restinga realiza ações de educação ambiental com estudantes

Entre os meses de setembro e outubro, o Projeto Vitória da Restinga visitou escolas da rede pública de Vitória para realizar atividades de educação ambiental sobre a restinga capixaba. As escolas atendidas foram o CMEI Rubens Vervloet Gomes e o Colégio Renovação, ambas em Jardim Camburi. Cerca de 200 alunos participaram da ação.


Os materiais e atividades buscaram trazer uma experiência lúdica e divertida para as crianças. A apresentação teórica foi realizada com slides ilustrados e flanelógrafos, material didático que permite a fixação de figuras e outros elementos.


Restinga nas Escolas. Fotos: Caroline Reis (1-3) e Marina Mello (4)


Já a parte prática contou com o plantio de plantas nativas de restinga. O projeto forneceu sementes de Pitanga (Eugenia uniflora) e Aroeira (Schinus terebinthifolia), além de outros materiais e utensílios de jardinagem. A equipe orientou todo o passo a passo, permitindo que os alunos praticassem o conteúdo visto em sala.


Plantio de sementes. Fotos: Caroline Reis


Além do plantio, os alunos tiveram a oportunidade participar do “Encontre os Tesouros da Restinga”, atividade na qual precisavam encontrar animais e plantas nativas. Ainda tiveram um momento para libertar a criatividade e produzir desenhos sobre o conteúdo que aprenderam, antes e depois da apresentação teórica. Após conhecerem mais sobre a biodiversidade, diversos elementos da fauna e flora local passaram a compor as artes.


Atividades artísticas. Fotos: Marina Mello (1) e Laiz Pontes (1-3)


O Projeto Vitória da Restinga acredita que a educação ambiental é um dos principais caminhos para melhorar o mundo. Agradecemos todas as equipes escolares pelo apoio e por confiarem em nosso trabalho.


Essa ação foi realizada respeitando os protocolos de segurança sanitária contra a COVID-19. A equipe fez uso de máscaras, álcool em gel e permaneceu em áreas ventiladas.








Kommentare


bottom of page