top of page

POST EM DESTAQUE

  • Foto do escritorVitor Pinheiro

Projeto Vitória da Restinga coleta 5 kg de tampas e 40 esponjas em campanha 'Julho Sem Plástico 2023


Equipes Vitória da Restinga e Silvestres após o recebimento de todos os materiais/ FOTO: Ari Alberto Mariano Costa


Encerrando a campanha “Julho sem Plástico” neste ano de 2023, o Projeto Vitória da Restinga esteve presente na praia de Camburi, no último sábado (29) para mais uma campanha ecológica.


Adotando a temática de descarte consciente e redução do plástico no dia a dia, a equipe montou um estande no Atlântica Parque (ao final da orla de Camburi) para o recebimento de tampas e esponjas usadas. A comunidade acompanhou a divulgação pelas redes sociais e apoiou em peso a iniciativa, depositando 5 kg de tampinhas e 40 esponjas, o que excedeu a capacidade dos dois Ecopontos (como são chamados os pontos de coleta). As tampas plásticas são vendidas para reciclagem pelo grupo Gatinhos Cebola e convertidas em verba para financiar gastos em prol da castração de animais em situação de abandono. Já as esponjas vão para o Hospital Veterinário Silvestres, que direciona o material para a reciclagem adequada.



Pontos de coleta disponibilizados no evento/ FOTO: Vitor Pinheiro


O evento contou com a presença das educadoras ambientais do projeto, para conversarem tanto com as pessoas que trouxeram os resíduos quando frequentadores da orla de Camburi, e reforçaram a importância da restinga e a influência do plástico em diversos meios, assim como os parceiros do Hospital Veterinário Silvestres, que ficaram a cargo de fazer uma abordagem a respeito dos animais silvestres e exóticos, além de tirar dúvidas a respeito do descarte de esponjas plásticas.



FOTOS: Ari Alberto Mariano Costa


As crianças que compareceram puderam aproveitar o momento para fazer pintura corporal com a temática de animais da restinga e brincar com a Atena, mascote do projeto que é uma representação da coruja-buraqueira, ave também oriunda do ecossistema de restinga.


Durante todo o mês de julho, através das redes sociais, o Projeto Vitória da Restinga desenvolveu um trabalho de difusão científica com o objetivo de levantar o debate sobre as consequências do uso desenfreado de plástico no planeta. Com o resultado positivo da ação de encerramento, o Projeto, agora se portará como ponto de recolhimento de tampas e esponjas durante todas as ações externas. Você pode acompanhar o cronograma de ações do Projeto Vitória da Restinga através das redes sociais.







Julho Sem Plástico


Originalmente #PlasticFreeJuly, o movimento surgiu em 2011 na Austrália e desde então ganhou força em cerca de 195 países, segundo a Earth Carers Waste Education, organização que criou a campanha. Ainda com base em dados da instituição, estima-se que em 2022, houve uma redução de desperdício de mais de dois milhões de toneladas de plástico.












FOTOS: Ari Alberto Mariano Costa



Projeto Vitória da Restinga

O projeto é uma realização do Instituto Últimos Refúgios. Em parceria com a Vale e a Prefeitura de Vitória busca promover o diálogo com a comunidade por meio de ações de sensibilização ambiental, informando sobre a importância da restinga, a biodiversidade local e o trabalho de revitalização na restinga da Orla de Camburi, em Vitória, capital do Espírito Santo.


O objetivo é gerar um efeito positivo para as comunidades locais e ressaltar a importância de conservar a biodiversidade desse ambiente tão impactado pela ação humana.


O Instituto Últimos Refúgios faz um agradecimento especial para todo o público presente na ação, além de toda a equipe que tornou possível a realização das atividades.



FOTOS: Ari Alberto Mariano Costa






Opmerkingen


bottom of page