POST EM DESTAQUE

  • Ana Clara Mardegan

Projeto Marsupiais realiza encontro online com alunos do Rio Grande do Sul

Desde a sua criação, em 2017, o Projeto Marsupiais vem ganhando o Brasil com participações em congressos, palestras e eventos sobre biologia. No último mês, a equipe do projeto realizou uma “viagem” diferente. O destino? A cidade de Nova Petrópolis, interior do Rio Grande do Sul, para um encontro online muito especial com a turminha da escola de ensino infantil “Ursinho Carinhoso”.


Alunos da escola "Ursinho Carinhoso". Foto: Nayara Bohnenberger


O convite foi realizado pela professora Nayara Bohnenberger, responsável pela iniciativa que vem ensinando crianças a protegerem os animais silvestres. A ideia surgiu quando um pequeno gambá-de-orelha-branca apareceu nos recintos da escola e começou a despertar a curiosidade dos pequenos, gerando dúvidas sobre como lidar com a presença destes animais no meio urbano.


A busca por informações na internet levou a professora até a página do Projeto Marsupiais no Facebook, onde encontrou conteúdo exclusivo sobre os gambás e outras espécies de marsupiais. Após algumas trocas de mensagens, as biólogas Caroline Reis e Anna Sacchetto, representantes do projeto, aceitaram participar da palestra virtual para apresentar espécies de marsupiais da fauna brasileira aos jovens estudantes.



Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o trabalho realizado pelo projeto, como as ações de resgate, reabilitação e soltura dos marsupiais encaminhados ao CETAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres do Espírito Santo). Além disso, puderam tirar dúvidas, aprender curiosidades e se informar sobre o papel ecológico fundamental que os marsupiais desempenham na natureza. Ao longo das aulas, as tirinhas educativas do Projeto Marsupiais viraram arte na mão dos pequenos.



O encontro foi leve, participativo e bastante dinâmico, deixando alunos e professores encantados com a troca de experiências:

“O momento contribuiu positivamente para o projeto que estamos desenvolvendo e deixará uma bagagem sensacional para as crianças. Tenho certeza que, ao longo da vida delas, assim que se depararem com um marsupial, lembrarão de algo desse dia”, relatou Nayara.

O Instituto Últimos Refúgios parabeniza a professora Nayara por engajar seus alunos em prol da conservação da natureza. A ação dialoga com os valores do Projeto Marsupiais, que, por meio do desenvolvimento de pesquisas científicas e da produção de conteúdo nas redes sociais, busca sensibilizar pessoas e informar sobre a importância dos marsupiais para o meio ambiente. As crianças são peças fundamentais nessa mudança de mentalidade, sendo porta-vozes de um futuro mais consciente, ecológico e sustentável.

95 visualizações