top of page

POST EM DESTAQUE

Projeto Ecofrade e Projeto Vitória da Restinga participam de ação ambiental no Praia Limpa 2022

Com a chegada do verão, o Projeto Praia Limpa, da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Vitória (Semmam), tem promovido diversas ações ambientais nas praias capixabas. O intuito é conscientizar a população sobre a conservação do litoral, preservar a vida marinha e tornar o ambiente mais agradável para banho, atividades de lazer e práticas esportivas.


Entrada da Ilha do Frade recebe tendas do Praia Limpa. Foto: Raphael Gaspar


No último sábado (22), foi a vez da Ilha do Frade sediar mais uma edição do evento em parceria com a SAMIFRA (Associação de Moradores da Ilha do Frade). As praias da região são as primeiras a adotarem a coleta seletiva na Grande Vitória, e buscam ser exemplo para todo o território capixaba.


Participantes do Praia Limpa na lha do Frade. Foto: Felipe Facini


O Instituto Últimos Refúgios marcou presença com o Projeto de Coleta Seletiva Ecofrade e o Projeto Vitória da Restinga, responsáveis por receber voluntários, moradores e visitantes em dois dos três pontos de concentração do evento.


A tenda temática do Projeto Ecofrade contou com fardos de materiais recicláveis compactados produzidos pela AMARIV (Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Ilha de Vitória), alertando sobre a importância da coleta seletiva para ressignificação dos resíduos produzidos nas cidades. Ao todo foram 10 fardos entre 90 e 260 quilos, resultado de 15 dias de coleta na Ilha.


Tendas do Projeto Ecofrade. Fotos: Raphael Gaspar e Danielle Malfacini


Já o Projeto Vitória da Restinga, que busca informar a população sobre a importância do ecossistema para o meio ambiente e sobre o trabalho de revitalização que vem sendo realizado na restinga da Orla de Camburi, em Vitória, se instalou na Praia da Barreira, com tenda temática, água e frutas frescas para os visitantes. A equipe ainda colaborou no plantio de mudas nativas da restinga com o grupo de canoa havaiana Maui Vaa.


Tenda do Projeto Vitória da Restinga e plantio de mudas. Fotos: Laiz Pontes e Roberta Atherton


A coruja Atena, mascote oficial do projeto, ainda recepcionou os visitantes na entrada da Ilha, fazendo a alegria da criançada - e dos pets - que passavam pelo local.


Coruja Atena recebe visitantes. Fotos: Jacirlane Mara Teixeira


Na mesma pegada, o Projeto Restinga, do Instituto Ecomaris, colaborou para o plantio de mudas nativas na Praia das Castanheiras, uma ação simbólica em prol da conservação da vegetação local. As mudas também foram levadas pelo grupo de canoa havaiana Maui Vaa, parceiro das ações ambientais promovidas pela SAMIFRA.


Ação de plantio de mudas na Praia das Castanheiras. Fotos: Roberta Atherton


O Batalhão Ambiental da Polícia Militar e a Vigilância Sanitária Municipal foram outros parceiros do evento. O Batalhão apresentou sua tradicional van com animais taxidermizados, enquanto a equipe da Vigilância Sanitária colaborou nas abordagens educativas, sensibilizando motoristas que entravam ou saíam da Ilha com informações sobre cuidados com alimentos perecíveis.


PRAIA LIMPA

O Projeto Praia Limpa conta com mais de 20 anos de experiência em abordagens educativas com banhistas, frequentadores, proprietários e funcionários de quiosques e bares próximos às praias.


O projeto aborda temas como a importância do descarte correto de resíduos, guarda responsável de animais domésticos e a compreensão das placas de balneabilidade nos 26 pontos de monitoramento da qualidade da água em Vitória.


Este ano, as ações ocorrem aos sábados e domingos pela manhã, até o dia 30 de janeiro. No próximo sábado (29), o Projeto Vitória da Restinga marcará presença na Orla de Camburi, com apoio do Projeto Ecofrade e outras iniciativas.




bottom of page