top of page

POST EM DESTAQUE

  • Foto do escritorVitor Pinheiro

Praia Limpa 2024: sensibilização ambiental e união de projetos marcam encerramento da campanha


Projetos reunidos abordando o público na recepção do evento / FOTO: Leonardo Merçon



Em mais um verão tomado por ações de sensibilização ambiental nas praias de Vitória, o Instituto Últimos Refúgios se fez presente na capital do Espírito Santo. No último domingo (28), os Projetos Vitória da Restinga e Baía das Tartarugas participaram do encerramento da campanha Praia Limpa 2024, na Arena de Verão 2024, na Praia de Camburi.

No evento Idealizado pela Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), as atividades ocorreram durante todo o mês de janeiro pelo litoral do município e buscaram conscientizar a população sobre os cuidados necessários para a manutenção das praias. 


Abordagens da equipe em tenda de sensibilização ambiental / FOTOS: Jenifer Zamperlini e Leonardo Merçon

O Projeto Vitória da Restinga disponibilizou tenda com equipe para sensibilização da comunidade. Dentre os materiais utilizados estavam informativos expostos e impressos sobre características, fauna e flora da Restinga, assim como jogos e atividades lúdicas, direcionadas para público infantil. Outras atrações, também sucesso entre os pequenos, foram as mascotes Atena (representação da coruja-buraqueira) e Penelope (representação do gambá-de-orelha-preta), que juntamente com outros grupos como o Ratimbum Produções de Arte, Tio Diu e Passarim Produz, fizeram a alegria da criançada com abordagens educativas. 


Mascotes em abordagens com banhistas com comunidade e grupos esportivos na ação / FOTOS: Jenifer Zamperlini


Limpeza de Praia Simbólica 

Durante o evento, um grupo de parceiros e voluntários foi mobilizado pela PMV para uma limpeza de praia simbólica. A equipe do Projeto do livro “Baía das Tartarugas: riqueza marinha na capital do Espírito Santo” também foi para as areias para realizar o recolhimento de resíduos, assim como abordar os banhistas que se encontravam por ali. Outra atuação do projeto foi a continuidade na produção de imagens para os materiais culturais que estão em produção. 


Equipes Baía das Tartarugas e Vitória da Restinga durante limpeza nas areias / FOTOS: Vitor Pinheiro


Ao final da manhã, ainda houve um momento em que as crianças presentes tiveram a oportunidade de produzir placas sensibilizadoras, que futuramente serão instaladas ao longo da Praia de Camburi. O material disponibilizado pela Prefeitura, foi transformado em placas com diversas mensagens sobre os ninhos da coruja-buraqueira e serão instalados próximos aos ninhos, que frequentemente são ameaçados ou pisoteados por desavisados.


Momento de confecção de placas / FOTOS: Leonardo Merçon


Projeto Vitória da Restinga

O Projeto Vitória da Restinga é uma realização do Instituto Últimos Refúgios. Em parceria com a Vale e a Prefeitura de Vitória e busca promover o diálogo com a comunidade por meio de ações de sensibilização ambiental, informando sobre a importância da Restinga, a biodiversidade local e o trabalho de revitalização na Restinga da Orla de Camburi, em Vitória, capital do Espírito Santo.

O objetivo é gerar um efeito positivo para as comunidades locais e ressaltar a importância de conservar a biodiversidade desse ambiente tão impactado.


O Livro "Baía das Tartarugas: Riqueza marinha na capital do Espírito Santo", é uma realização do Instituto Últimos Refúgios por meio do Projeto de Conservação da Baía das Tartarugas, com o patrocínio do Grupo Águia Branca e o apoio da Grafitusa, em parceria com a Prefeitura Municipal de Vitória. A execução deste trabalho foi viabilizada através da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), promovida pela Secretaria da Cultura (Secult).







Comments


bottom of page