top of page

POST EM DESTAQUE

  • Ana Clara Mardegan - Instituto Últimos Refúgios

Parque Estadual Paulo César Vinha celebra 30 anos

Além do Dia Mundial do Meio Ambiente, o próximo 5 de junho celebra os 30 anos do Parque Estadual Paulo César Vinha. A unidade foi batizada em homenagem ao biólogo e ambientalista que, na década de 1990, liderou campanhas pela conservação da restinga, um dos principais ecossistemas da Mata Atlântica brasileira.


Situado no município de Guarapari, o parque consagra-se como grande atração turística do Espírito Santo, abrigo de belezas naturais e forte conexão com a natureza. Compreende as praias do Sol e de Carais, onde ocorre a desova de diversas espécies de tartarugas marinhas, o arquipélago das Três Ilhas, a Lagoa de Carais e as trilhas da Clusia, Restinga e da Capivara.


Paisagens Parque Paulo César Vinha. Fotos: Leonardo Merçon


A região é também abrigo de espécies endêmicas e/ou ameaçadas de extinção. Constitui um dos últimos remanescentes de restinga em bom estado de conservação do Espírito Santo, graças à luta do patrono Paulo César Vinha, assassinado por empresários criminosos ao combater os impactos ambientais causados pela extração ilegal de areia nas faixas contínuas de restinga do local. Hoje, a preservação do ecossistema é essencial à manutenção e desenvolvimento da biodiversidade.


Como descrito em sua norma de criação, o parque objetiva “resguardar os atributos excepcionais da natureza na região, a proteção integral da flora, da fauna, do solo, das lagoas, das dunas e demais recursos naturais, bem como sua preservação para objetivos educacionais, científicos e recreativos.”



ANIVERSÁRIO

Em comemoração aos 30 anos do parque, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) realizará uma série de lives no Instagram durante a primeira semana de junho, com temas importantes sobre a trajetória da unidade em prol da conservação ambiental.


As transmissões ocorrerão todos os dias às 18h no perfil oficial da Seama, Iema e Agerh (@meioambientees), e no sábado (6) às 10h. A programação completa pode ser conferida na página do Iema.


O Instituto Últimos Refúgios abrirá a semana de lives com a participação do fotógrafo de natureza Leonardo Merçon, autor do livro “Últimos Refúgios: Parque Estadual Paulo César Vinha”. A estreia é nesta terça-feira (2), às 18h.


 

O Instituto Últimos Refúgios é uma organização sem fins lucrativos na qual os participantes são voluntários e precisa de recursos para financiar as suas atividades. Se gosta de nosso trabalho e quer que ele continue, saiba como colaborar clicando na imagem abaixo ou no link: PARTICIPE.


"Inspirando pessoas, promovemos mudanças!"


Também acompanhe o Instituto Últimos Refúgios nas mídias sociais.


null




35 visualizações
bottom of page