Projeto Vitória da Resting inicia participação nas escolas em 2024
Está iniciada a temporada de atuação do Projeto Vitória da Restinga nas escolas municipais de Vitória no ano de 2024! Com nova roupagem, o agora “Papo Restinga”, teve início no dia 25 de setembro, quando a equipe de biólogas do projeto foi até o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Cida Barreto, no bairro Pontal de Camburi.
No primeiro momento, a atividade teve o objetivo de apresentar a fauna e flora de Restinga para os 38 alunos contemplados. Os pequenos ainda participaram de um breve jogo para a fixação do conteúdo. A atuação está prevista para ser realizada em três etapas: apresentação, plantio de sementes originárias da Restinga e um encerramento.
Apresentação do projeto para os alunos | Fotos: Julia Seixas e Thassiane Targino
“Toda a metodologia foi reavaliada, readaptada e melhorada para termos maior efetividade no processo de aprendizagem dos alunos”, ressaltou a bióloga Julia Seixas, que atua como educadora ambiental na iniciativa que antes levava o nome de “Restinga nas Escolas”.
No ano de 2024 o “Papo Restinga” prevê 13 momentos em diferentes datas e passará por 5 escolas, todas da rede municipal de Vitória - ES. Ao final das apresentações, a estimativa é de que 709 pessoas (459 alunos e 250 profissionais) sejam contempladas, entre alunos e equipe pedagógica das instituições de ensino.
Papo Restinga
A equipe do Projeto Vitória da Restinga, iniciativa do Instituto Últimos Refúgios em parceria com a Vale e a Prefeitura Municipal de Vitória, busca promover a sensibilização e a informação sobre a restinga para alunos, da educação infantil ao ensino fundamental.
O processo é realizado através de atividades teóricas e práticas que buscam fixar o conteúdo aprendido com os estudantes, além de estimular iniciativas de conservação, com ações de sensibilização ambiental. Assim, através de diálogos e ações, é oportunizada uma mudança de pensamentos sobre o que é a Restinga, sua importância e relação com a biodiversidade local.
留言