top of page

POST EM DESTAQUE

  • Foto do escritorVitor Pinheiro

Observadores da Natureza: Instituto realiza formação para professores da rede municipal de Vitória


Equipe do Instituto e professores reunidos em frente ao córrego Camburi / FOTO: Caroline Reis


No último dia 19 o Instituto Últimos Refúgios promoveu mais uma formação para professores da rede municipal de Vitória, dessa vez abordando as metodologias do Clube de Observadores da Natureza (atividade de educação ambiental realizada pelo Instituto com alunos do ensino fundamental).


O Clube de Observadores da Natureza é um projeto de ciência cidadã, que incentiva crianças e adolescentes a se conectarem com o meio ambiente. A iniciativa busca integrar o conteúdo teórico estudado em sala de aula com atividades práticas de observação de fauna e flora, além da produção de fotografias de natureza, garantindo um aprendizado mais dinâmico, lúdico e divertido.


Apresentação teórica no CMEI Lizandre Ignes Carpenedo do Carmo / FOTOS: Caroline Reis e Julia Seixas

A atividade foi realizada por Leonardo Merçon, fotógrafo de natureza e idealizador do projeto do Clube de Observadores no Instituto Últimos Refúgios. No primeiro momento, os mais de 60 educadores, reunidos no CMEI Lizandre Ignes Carpenedo do Carmo, assistiram a uma apresentação sobre o Instituto, suas atividades de sensibilização ambiental e os métodos de aplicação do Clube de Observadores da Natureza.


Já na segunda etapa, foi realizada uma atividade externa, na Praia de Camburi, próximo ao Atlântica Parque e ao futuro Paque Costeiro, para a observação e registros da fauna e flora local. Foram avistadas diversas espécies como o sagui-de-cara-branca, sabiá-da-praia e um jacaré-de-papo-amarelo (esse no Córrego Camburi).

Caminhada pela Praia de Camburi e arredores / FOTOS: Caroline Reis e Leonardo Merçon

Ao final da formação, foi proposto aos professores a criação de um Clube de Observadores em suas respectivas escolas.

Jacaré-do-papo-amarelo visto no Córrego Camburi / FOTO: Leonardo Merçon



 Clube de Observadores da Natureza

Com o Clube de Observadores da Natureza, a equipe do Instituto Últimos Refúgios, busca promover educação ambiental para crianças e adolescentes com aulas teóricas (em sala de aula) e de campo, aproximando esses alunos de diferentes ecossistemas.

O clube consiste em práticas de observação e registros de espécies de animais e plantas, além de sensibilização por meio da integração entre sociedade e natureza, fazendo com que a população também tenha participação no levantamento de material científico, por meio da plataforma iNaturalist.

Gostou da ideia? Quer ser um patrocinador desse projeto, entre em contato com a gente!


Instituto Últimos Refúgios

O Instituto Últimos Refúgios, uma OSC que atua como um HUB de inovação para o desenvolvimento de projetos ambientais/sociais/culturais buscando uma relação mais equilibrada entre as pessoas e a natureza.





ความคิดเห็น


bottom of page