top of page

POST EM DESTAQUE

Clube de Observadores da Natureza realiza primeiro encontro presencial na Ilha do Frade

A Ilha do Frade amanheceu mais animada neste último sábado (4). As turminhas do ‘Clube de Observadores da Natureza’ prestigiaram o primeiro encontro presencial da iniciativa que leva crianças e jovens para desbravar a biodiversidade capixaba e aprender mais sobre a Coleta Seletiva.


Observação de aves. Foto: Danielle Malfacini


Depois de quase um ano de atividades online, em encontros mensais, os pequenos finalmente tiveram a oportunidade de colocar os aprendizados em prática. A programação contou com muitas brincadeiras, jogos, oficinas de fotografia de natureza e, claro, atividades de conscientização sobre o reaproveitamento de materiais.


Foram dois horários de atividades para atender as diferentes faixas etárias. Logo cedo, às 8h, foi a vez dos pequenos de até 5 anos, enquanto o horário das 10h foi reservado exclusivamente para os mais velhos, entre 6 e 14 anos.


Os dois encontros contaram com atividades educativas para incentivar a separação correta dos resíduos na companhia das crianças e seus familiares, que também aproveitaram o momento.


JOGO DA COLETA SELETIVA

O jogo da Coleta Seletiva testou o conhecimento dos pequenos com três coletores, um para cada tipo de material: reciclável, não reciclável e resíduo especial. Na dinâmica, os participantes recebiam cartas com a figura de algum tipo de resíduo, como garrafas pet, sacolas e cascas de banana, e tinham a missão de descartá-las no recipiente correto.


Jogo da coleta seletiva. Foto: Leonardo Merçon


A grande maioria dos participantes acertou o lugar correto dos materiais, dando um verdadeiro show de conscientização sobre a importância da reciclagem.


Jogo da coleta seletiva. Foto: Danielle Malfacini


A atividade foi conduzida pela educadora ambiental Danielle Malfacini, que vem acompanhando as turmas nos encontros online durante todo o ano de 2021, e pela bióloga e especialista em gerenciamento de resíduos do Projeto Ecofrade, Carla Roberty.


Orientadora Danielle Malfacini. Foto: Leonardo Merçon


OFICINA DE FOTOGRAFIA DE NATUREZA

As crianças também foram convidadas para uma caminhada pela Ilha para identificar e registrar espécies da fauna e flora local. A atividade foi conduzida pelo fotógrafo de natureza Leonardo Merçon e pelo biólogo João Zanardo, que ajudaram na identificação de mais de 26 espécies animais e vegetais, muitas delas desconhecidas pelos participantes.


Oficina de fotografia de natureza. Fotos: João Zanardo (1 e 2) e Danielle Malfacini (3 e 4)


O objetivo foi integrar o conhecimento sobre as belezas escondidas da Ilha do Frade e com alguns conhecimentos básicos sobre fotografia. Todos se mostraram bastante animados com a ação. Afinal, entusiasmo é o que não falta para essa turma de desbravadores da natureza.


Os encontros online do Clube de Observadores da Natureza terminam em dezembro, mas 2022 já garante atividades presenciais em áreas naturais da Grande Vitória, como o Parque Botânico Vale e a Restinga de Camburi. Nos vemos lá!

bottom of page