top of page

POST EM DESTAQUE

  • Foto do escritorVitor Pinheiro

No Dia do Meio Ambiente (5), Últimos Refúgios participa de bate-papo promovido pelo Instituto Terra



Ainda no ritmo da semana do meio ambiente, o Instituto Últimos Refúgios esteve presente na Semana Socioecológica do Meio Ambiente, evento em formato de LIVE, realizado no último dia 5 pelo Instituto Terra.


Na ocasião, Leonardo Merçon, fotógrafo de natureza e fundador do Instituto Últimos Refúgios, foi convidado para contar histórias vividas com o Instituto Terra e como essas experiências influenciaram na vida em prol do meio ambiente.



“Em 2010 fui convidado pelo Sebastião Salgado para fazer vários registros de animais que haviam voltado para o Instituto Terra. Apesar de me sentir muito pressionado por ser um grande fã do trabalho do Sebastião, consegui fazer registros como a foto da jaguatirica, que foi um grande desafio e serviu para me despertar sobre a importância da educação ambiental”, contou Leonardo que se recordou com carinho desse trabalho que posteriormente foi apresentado para crianças das escolas locais de Aimorés, cidade onde o Instituto Terra está sediado.



Foto de jaguatirica registrada na sede do Instituto Terra / FOTO: Leonardo Merçon


“Quando fizemos uma apresentação para crianças no Instituto Terra, pedi para desenharem o que tinham achado mais importante. Para a minha surpresa, me desenharam enquanto fotografava a jaguatirica. Isso me fez tomar noção da importância do meu trabalho, do peso que posso ter na vida dessas pessoas em um mundo onde influências positivas são tão raras”, concluiu Merçon, que já realizou outros projetos em parceria com o Instituto Terra e outras instituições como a BBC Londres.


Também participaram da transmissão os inspiradores profissionais do Instituto Terra, Camila Alves (head de desenvolvimento e negócios sustentáveis no Instituto Terra) e Renivaldo Andrade (técnico em restauração florestal do Instituto Terra), além de Mário Constantino (Head de Comunicação), que mediou toda a conversa.


INSTITUTO TERRA

O Instituto Terra é uma organização civil sem fins lucrativos fundada em 1998 pelo fotógrafo Sebastião Salgado e sua esposa, Lélia Salgado. Nos últimos 20 anos, realizou o plantio de milhões de árvores na região entre Minas Gerais e Espírito Santo com o objetivo de estimular o desenvolvimento sustentável por meio da recuperação e da conservação das florestas, da proteção das nascentes de água, da educação ambiental e do uso correto dos recursos naturais.


Desde então, o Instituto cumpre um papel fundamental na recuperação da primeira área degradada do Brasil a receber o título de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Tal importância criou oportunidades para que a região fosse retratada em obras como "The Green Planet": uma forma de acompanhar o retorno gradual da floresta, da biodiversidade e da água, após um intenso trabalho de restauração ambiental.


bottom of page