top of page

POST EM DESTAQUE

  • Ana Clara Mardegan - Instituto Últimos Refúgios

Natureza através das câmeras: fotógrafo revela biodiversidade brasileira no Youtube

A natureza está repleta de belezas escondidas. Nas reservas ecológicas, nos parques estaduais e em áreas de preservação ambiental, é possível identificá-las entre montanhas, céus enevoados, cachoeiras e paisagens que compõem a biodiversidade brasileira. O cenário ilustra uma utopia: a relação sustentável entre sociedade e meio ambiente.


No contexto urbano, por outro lado, a vida selvagem é restrita à pequenos últimos refúgios, diante das ameaças impostas pela ação humana. Prestigiar a natureza torna-se tarefa difícil, a menos que se saiba onde - e como - procurá-la.


Leonardo Merçon, fotógrafo de natureza e voluntário do Instituto Últimos Refúgios, convida você a embarcar em uma viagem pelos encantos da biodiversidade brasileira. Em seu canal do youtube, o fotógrafo divulga registros dos mares, florestas e áreas verdes do Brasil, em cobertura que estende-se do Espírito Santo ao Pantanal mato-grossense.


Cenas de vídeos


Apaixonado pela natureza, Leonardo busca sensibilizar e conscientizar pessoas sobre a importância de valorizar belezas locais. São mais de 130 vídeos com curiosidades, informações e registros para você conhecer mais da natureza. Abaixo, fizemos uma seleção para incentivá-lo nessa jornada. Confira!




VÍDEOS CONTEMPLATIVOS


Aves do Pantanal - Mato Grosso do Sul

Em expedição ao Pantanal, Leonardo Merçon registra e identifica algumas espécies de aves do bioma. As imagens ilustram a rica biodiversidade local e podem ser apreciadas em um vídeo contemplativo com trilha relaxante:


Compilado de fauna, flora e paisagens do Pantanal

Acompanhe também uma jornada contemplativa pela fauna, flora e paisagens exuberantes do Pantanal:



ESPÉCIES


Golfinhos acompanham barco em alto-mar - Vitória/ES

O turismo de observação de baleias proporciona momentos incríveis. Nesta aventura em alto mar, promovida pelo Projeto Amigos da Jubarte, turistas são contemplados por golfinhos nadando ao lado do barco. O momento emocionante encanta o fotógrafo Leonardo Merçon. Confira o vídeo:


Jataí-da-terra (abelhas sem ferrão) - RPPN Águia Branca (Vargem Alta/ES)

Já viu um ninho de jataís-da-terra, as famosas abelhas sem ferrão? Confira o registro do fotógrafo em visita à Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Águia Branca, durante o “Festival Ambiental e Cultural das Montanhas Capixabas” de 2019.


Tartaruga-verde no Píer de Iemanjá - Vitória/ES

Passeando por um dos cartões postais de Vitória, a orla da Praia de Camburi, Leonardo Merçon encontra uma simpática tartaruga-verde. A espécie é bastante comum na região e pode ser avistada por banhistas, moradores e turistas que visitam o local. Enquanto não é possível prestigiá-lo ao vivo, você pode conferir o registro em vídeo:


Baiacu-espinho na Ilha do Frade - Vitória/ES

Durante um mergulho com snorkel, o fotógrafo de natureza encontra um baiacu-espinho - também conhecido por baiacu-graviola - nadando nas águas da Ilha do Frade, em Vitória. O peixe se familiariza com a câmera e protagoniza imagens muito divertidas.


Casal de caneleiro-de-chapéu-preto - Vargem Alta/ES

No município de Vargem Alta, as lentes do fotógrafo registram um casal de caneleiros-de-chapéu-preto construindo seu ninho em um galho de árvore. A cena foi registrada durante oficina de observação de aves com crianças da região.


Peixe amigo - Vitória/ES

Em mais uma prática de mergulho, dessa vez na Ilha do Boi, em Vitória/ES, o fotógrafo faz amizade com um peixinho que utiliza sua sombra como proteção. O encontro memorável também ilustrou um episódio do ‘Programa Últimos Refúgios na TV Ambiental’.



Leonardo Merçon

“Já conhece meu canal do Youtube? Lá eu posto minhas aventuras pelo mundo, dicas de fotografia e sobre o cotidiano! Caso tenha interesse, acesse e inscreva-se para acompanhar as histórias que produzo com grande carinho”.

 

O Instituto Últimos Refúgios é uma organização sem fins lucrativos na qual os participantes são voluntários e precisa de recursos para financiar as suas atividades. Se gosta de nosso trabalho e quer que ele continue, saiba como colaborar clicando na imagem abaixo ou no link: PARTICIPE.


"Inspirando pessoas, promovemos mudanças!"


Também acompanhe o Instituto Últimos Refúgios nas mídias sociais.


null




bottom of page