top of page

POST EM DESTAQUE

  • Tatiane de Mello do Carmo - Voluntária do

Ação Ambiental: Limpeza de Praias

O descarte incorreto do lixo é um problema mundial. Segundo a BBC, o Brasil lidera a 16ª posição dos países mais poluidores. Estima-se que mais de 95% do lixo encontrado no litoral brasileiro são plásticos, como garrafas, copos, canudos, entre outros.

Amostras de lixo recolhido em praias de Vitória no Dia Mundial dos Oceanos.


Nos últimos anos, tem aumentado o número de reportagens relatando as consequências que o descarte incorreto do lixo pode causar ao meio ambiente, principalmente ambientes marinhos e costeiros. Mas parece que as pessoas ainda não estão se preocupando em fazer a sua parte. Basta dar uma volta pelo litoral e reparar a quantidade de lixo que é encontrada. Dentre estas consequências, a contaminação da água e da biota marinha e a morte de animais são os problemas mais evidentes. Para se ter noção da gravidade deste problema, já foi registrado animais ingerindo ou ficando presos em lixo, e isto já foi registrado tanto para aves, como para mamíferos e tartarugas marinhas.


A melhor forma de resolver este problema mundial é diminuindo a quantidade de lixo depositada em nossos oceanos. E para isso a população precisa que se conscientizar, e todos fazerem a sua parte. Foi com o intuito de sensibilizar a população, que aconteceu no Dia Internacional dos Oceanos 08 de junho, uma ação ambiental de limpeza de várias praias numa parceria que envolveu o Instituto Últimos Refúgios, Instituto Ecomaris, Prefeitura de Vitória, Projeto Pegada, Iate Clube, SAMIFRA (Associação da Ilha do Frade) e empresa Júnior dos estudantes de Oceanografia (Ecoceano).


Ação ambiental de limpeza de praias.


Houve a participação de instituições de ensino e associações e também a presença de muitas famílias engajadas na causa ambiental. Em aproximadamente 3 horas, foram retiradas mais de 1 tonelada de resíduos de diferentes tipos. Estes resíduos foram utilizados para formar um golfinho de 14 metros na areia!


Golfinho construído com o lixo recolhido.

Este tipo de ação serve de alerta para mostrar a população da importância de descartar o lixo de forma correta, para evitar a poluição dos mares e morte de diversas espécies de animais. Pensemos assim: todos nós gostamos de curtir uma praia e sempre queremos encontrá-la limpa. Porém, para nós a praia é uma opção de lazer. Para os animais que ali se encontram, a praia é o seu único lar.


Confira no vídeo da TV Ambiental a cobertura da ação:



E hoje tem mais: até o meio dia acontece limpeza de lixo em Santo Antônio!

Preserve nossas praias, preserve nossas espécies! Adote essa ideia.


"Inspirando pessoas, promovemos mudanças!"

Também acompanhe o Instituto Últimos Refúgios nas mídias sociais.

https://www.instagram.com/ultimosrefugios/
https://www.youtube.com/ultimosrefugios
https://www.facebook.com/ultimosrefugios

bottom of page