top of page
  • Facebook - Últimos Refúgios
  • YouTube - Últimos Refúgios
  • Instagram - Últimos Refúgios
  • Twitter - Últimos Refúgios

POST EM DESTAQUE

Leonardo Merçon participa de mesa redonda sobre a Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC) na Feira Sustentabilidade Brasil 2025

  • Foto do escritor: Equipe UR
    Equipe UR
  • 16 de jun.
  • 2 min de leitura
Leonardo Merçon apresentando o Instituto Últimos Refúgios em bate-papo no Sustentabilidade Brasil 2025
Leonardo Merçon apresentando o Instituto Últimos Refúgios em bate-papo no Sustentabilidade Brasil 2025 | FOTO: Henrique Mariano

O fotógrafo e documentarista Leonardo Merçon, fundador e diretor do Instituto Últimos Refúgios, participou na última quarta-feira, dia 12 de junho de 2025, de uma mesa redonda sobre a Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), realizada durante a programação da Feira Sustentabilidade Brasil 2025, em Vitória.


O debate teve como tema central o papel da LICC no fomento de projetos culturais com impacto ambiental e social. A mesa foi moderada por Maria Emília Vasconcelos , representante da LICC e contou com as participações da produtora cultural Juliana Lisboa e da executiva Adriana Denadai, representante do Grupo Águia Branca, um dos principais patrocinadores de iniciativas culturais no Espírito Santo.


Cultura, conservação e incentivo

Durante sua fala, Leonardo apresentou a atuação do Instituto Últimos Refúgios na integração entre cultura, conservação da natureza e educação ambiental, destacando como a LICC tem sido uma ferramenta fundamental para viabilizar projetos de grande relevância para o estado.

Como exemplo concreto, ele apresentou o projeto Baía das Tartarugas – Riqueza Marinha na Capital do Espírito Santo, um livro fotográfico que celebra a biodiversidade marinha da região metropolitana de Vitória e busca sensibilizar a sociedade sobre a importância da conservação dos ecossistemas costeiros.

Palco de debate "A Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC) como Ferramenta de Fomento" no Sustentabilidade Brasil 2025
Palco de debate "A Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC) como Ferramenta de Fomento" no Sustentabilidade Brasil 2025 | FOTO: Henrique Mariano
Foi uma oportunidade de compartilhar como a união entre arte, ciência e políticas públicas pode gerar impacto positivo. Projetos como o livro da Baía das Tartarugas só se tornam possíveis graças a instrumentos como a LICC e ao engajamento de patrocinadores comprometidos com a cultura e a sustentabilidade”, ressaltou Merçon.

Troca de experiências e perspectivas futuras

A mesa redonda também proporcionou um rico momento de troca entre produtores culturais, representantes de empresas patrocinadoras e o público presente. Ao final, uma rodada de perguntas permitiu que os participantes aprofundassem temas como: desafios na elaboração de projetos culturais com viés ambiental, expectativas e critérios de patrocinadores para seleção de projetos e caminhos para ampliar o alcance e a efetividade das iniciativas culturais apoiadas pela LICC.


“Foi um debate muito produtivo e enriquecedor. Saímos com novas ideias e, acima de tudo, com a certeza de que o diálogo entre diferentes setores é essencial para potencializar o impacto das ações culturais em prol da conservação ambiental”, concluiu Leonardo.


Integrantes do debate no Sustentabilidade Brasil 2025
Integrantes do debate no Sustentabilidade Brasil 2025 | FOTO: Leonardo Merçon

Comments


Somos uma organização sem fins lucrativos. Por isso dependemos de doações para manter viva a luta em prol do meio ambiente. Sua colaboração mensal garante a continuidade e a independência do nosso trabalho.

Arte chamativa para ser um "Amigo do Últimos Refúgios", campanha de doação para levantamento de recursos na instituição.

Quer receber novidades? - Assine a newsletter

Obrigado por enviar!

CALL US:

+55 (27) 3500-0937

Rua Amarilio Lunz - 16 

Bairro República - Vitória, ES - Brazil

2006-2025 © Instituto Últimos Refúgios - All rights reserved

bottom of page