Leonardo Merçon participa de mesa redonda sobre a Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC) na Feira Sustentabilidade Brasil 2025
- Equipe UR

- 16 de jun.
- 2 min de leitura

O fotógrafo e documentarista Leonardo Merçon, fundador e diretor do Instituto Últimos Refúgios, participou na última quarta-feira, dia 12 de junho de 2025, de uma mesa redonda sobre a Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), realizada durante a programação da Feira Sustentabilidade Brasil 2025, em Vitória.
O debate teve como tema central o papel da LICC no fomento de projetos culturais com impacto ambiental e social. A mesa foi moderada por Maria Emília Vasconcelos , representante da LICC e contou com as participações da produtora cultural Juliana Lisboa e da executiva Adriana Denadai, representante do Grupo Águia Branca, um dos principais patrocinadores de iniciativas culturais no Espírito Santo.
Cultura, conservação e incentivo
Durante sua fala, Leonardo apresentou a atuação do Instituto Últimos Refúgios na integração entre cultura, conservação da natureza e educação ambiental, destacando como a LICC tem sido uma ferramenta fundamental para viabilizar projetos de grande relevância para o estado.
Como exemplo concreto, ele apresentou o projeto “Baía das Tartarugas – Riqueza Marinha na Capital do Espírito Santo”, um livro fotográfico que celebra a biodiversidade marinha da região metropolitana de Vitória e busca sensibilizar a sociedade sobre a importância da conservação dos ecossistemas costeiros.

“Foi uma oportunidade de compartilhar como a união entre arte, ciência e políticas públicas pode gerar impacto positivo. Projetos como o livro da Baía das Tartarugas só se tornam possíveis graças a instrumentos como a LICC e ao engajamento de patrocinadores comprometidos com a cultura e a sustentabilidade”, ressaltou Merçon.
Troca de experiências e perspectivas futuras
A mesa redonda também proporcionou um rico momento de troca entre produtores culturais, representantes de empresas patrocinadoras e o público presente. Ao final, uma rodada de perguntas permitiu que os participantes aprofundassem temas como: desafios na elaboração de projetos culturais com viés ambiental, expectativas e critérios de patrocinadores para seleção de projetos e caminhos para ampliar o alcance e a efetividade das iniciativas culturais apoiadas pela LICC.
“Foi um debate muito produtivo e enriquecedor. Saímos com novas ideias e, acima de tudo, com a certeza de que o diálogo entre diferentes setores é essencial para potencializar o impacto das ações culturais em prol da conservação ambiental”, concluiu Leonardo.


























trust and patience are central to many intimate games. partners seeking control and heightened passion often use devices designed for teasing. the chastity lock symbolizes surrender, discipline, and desire all at once. it enhances longing, keeps anticipation alive, and creates a deeper connection, allowing both partners to indulge in unique fantasies with intensity.