top of page

POST EM DESTAQUE

Conheça "Mud River", jogo que resgata a memória do Rio Doce 6 anos após a tragédia de Mariana/MG

O rompimento da barragem de Mariana, em 2015, se consagrou como uma das maiores tragédias ambientais do território brasileiro. Os rejeitos de minério atingiram cerca de 600 dos quase 900 quilômetros de extensão do Rio Doce, comprometendo a mais importante bacia hidrográfica da Região Sudeste.


Para perpetuar a memória do rio e não deixar que caia no esquecimento, surgiu a ideia do jogo “Rio de Lama: O Resgate do Rio Doce”. O projeto foi idealizado com o objetivo de promover uma reflexão sobre os impactos da destruição do meio ambiente, além de enfatizar a responsabilidade socioambiental de empresas exploradoras de recursos naturais para que tragédias como a do Rio Doce não voltem a acontecer.


A equipe responsável pelo game contou com o desenvolvedor Felipe Mattar, o produtor executivo e roteirista Raphael Gaspar, o ilustrador Huemerson Leal; o criador de trilha sonora Fernando Paschoal e a designer gráfico Taia Gouvêa.



O game é uma produção da distribuidora ‘RocPain Games’ viabilizada pela Lei Aldir Blanc por meio da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Espírito Santo, Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo. A produção ainda conta com apoio de divulgação do Instituto Últimos Refúgios, que acredita no game como uma ferramenta de sensibilização ambiental.


“Rio de Lama: O Resgate do Rio Doce” está disponível para PC (Steam) e Mobile (Google Play). A versão para celular é gratuita. Baixe e aproveite agora!



O JOGO

“Rio de Lama” é um jogo arcade single-player 2D no estilo Shoot‘em Up horizontal, no qual o jogador precisa combater hordas de inimigos equipados por naves espaciais. O atirador “multi-direcional” pode movimentar sua nave por todo o cenário, enquanto os inimigos surgem do lado direito da tela.



A missão é traçar o padrão ofensivo dos inimigos e desenvolver estratégias de combate. Para isso, o jogador pode utilizar duas armas principais com munição infinita e três armas secundárias recarregadas com esferas de energia coletadas durante a partida. São três fases repletas de desafios e conquistas para serem desbloqueadas.




HISTÓRIA

Em “Mud River”, conhecemos Pacal, o Grande, que, há centenas de anos, abandonou o planeta terra em sua espaçonave ‘Vimana’ para fugir de um inevitável dilúvio. Agora, o personagem retorna ao planeta natal em busca de artefatos preciosos escondidos em templos sagrados da América, mas descobre que todos eles se transformaram em grandes indústrias poluidoras comandadas pelo ambicioso Dr. Wellin, que não está disposto a abrir mão dos seus domínios.


Pacal se enfurece com a profanação dos locais sagrados e com a destruição do meio ambiente, e resolve sair em uma missão para salvar a biodiversidade terrestre. O protagonista então conecta-se à inteligência artificial Zacharias, que o acompanhará nesta árdua jornada e o ajudará a cumprir sete missões contra o Dr. Wellin.



bottom of page