Videoclipe do Instituto Últimos Refúgios é destaque no Festival de Cinema de Vitória
- Vitor Pinheiro

- 5 de ago. de 2025
- 2 min de leitura

O videoclipe Highway 262, produzido pelo Instituto Últimos Refúgios, foi selecionado para a 9ª Mostra Nacional de Videoclipes, parte da programação do 32º Festival de Cinema de Vitória. O evento aconteceu entre os dias 19 e 24 de julho, no Sesc Glória, e é considerado o maior festival de cinema do Espírito Santo.
Durante a exibição, no dia 24, o cantor e intérprete da música, Gustavo Macacko, marcou presença ao lado do diretor do Instituto Últimos Refúgios e autor da letra da música, Raphael Gaspar. Juntos, conversaram com o público sobre o processo de criação da obra e destacaram a urgência de discutir a relação entre rodovias e conservação da natureza

“Pretendemos passar a mensagem de conservação, principalmente naquele trecho. Sabemos que todos os lugares que contam com rodovias têm o problema do atropelamento de fauna. Temos a estatística de que 475 milhões de animais silvestres são atropelados todos os anos no Brasil, então a gente vem chamando a atenção para isso, em uma roupagem e pegada de rock’n roll”, declarou Gaspar durante bate-papo com os presentes na mostra.
Com imagens reais da fauna, flora e estradas do estado, além de animações e efeitos sonoros impactantes, o videoclipe levanta uma importante reflexão sobre a biodiversidade do Corredor Ecológico das Montanhas Capixabas e os riscos de atropelamentos de animais na BR-262. A música faz parte da trilha do documentário Corredores, que aborda esse mesmo tema.
“Tenho muita afinidade com a região por fazer viagens para o Caparaó e a equipe do Instituto Últimos Refúgios trouxe essa ideia de falar do corredor ecológico que é envolto pela BR 262. Quando recebi esse convite foi um grande match para eu poder chamar a atenção para esse lugar tão sensível que a gente tem que ter compromisso”, comentou Macacko, que ainda chamou a atenção para a valorização do percurso para os capixabas. “O capixaba se sente sensibilizado por o trecho ser caminho para tantos lugares queridos como Domingos Martins, Pedra Azul e Venda Nova”, concluiu.

A produção conta com direção de Klaus’Berg, roteiro de Klaus’Berg e Raphael Gaspar, produção musical de Arthur Navarro. O projeto foi viabilizado com recursos do Funcultura 2022, por meio da Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult/ES). Tem o apoio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), do Grupo Águia Branca e da ArcelorMittal.
Ficha técnica audiovisual:
Direção: Klaus’Berg
Roteiro: Raphael Gaspar Tebaldi, Klaus’Berg
Produção Executiva: Raphael Gaspar Tebaldi
Direção de fotografia: Leonardo Merçon, Felipe Facini, Felipe Rodrigues Dockhorn
Assistente de direção: Davi Alves
Edição: Felipe Facini, Claudiana Braga, MEI Ameixa
Animação: Raquel de La Rocha
Colorização: Leonardo Merçon
Finalização: MEI Ameixa
Mixagem de som: Arthur Navarro
Participação especial: Gustavo Macacko
Produção de set: Philipe Grillo
Imagens de arquivo: Arquivo Nacional e Centro de Documentação da Rede Gazeta-CeDoc
Ficha técnica musical:
Raphael Gaspar: Letra
Gustavo Macacko: Voz
Arthur Navarro: Guitarra, Teclado e Chocalho
Santiago Emanuel: Guitarra
Natalia Milanesi: Baixo e Backing Vocals
Kyle McKay: Bateria




















