Videoclipe do Instituto Últimos Refúgios é destaque no Festival de Cinema de Vitória
- Vitor Pinheiro

- 5 de ago.
- 2 min de leitura

O videoclipe Highway 262, produzido pelo Instituto Últimos Refúgios, foi selecionado para a 9ª Mostra Nacional de Videoclipes, parte da programação do 32º Festival de Cinema de Vitória. O evento aconteceu entre os dias 19 e 24 de julho, no Sesc Glória, e é considerado o maior festival de cinema do Espírito Santo.
Durante a exibição, no dia 24, o cantor e intérprete da música, Gustavo Macacko, marcou presença ao lado do diretor do Instituto Últimos Refúgios e autor da letra da música, Raphael Gaspar. Juntos, conversaram com o público sobre o processo de criação da obra e destacaram a urgência de discutir a relação entre rodovias e conservação da natureza

“Pretendemos passar a mensagem de conservação, principalmente naquele trecho. Sabemos que todos os lugares que contam com rodovias têm o problema do atropelamento de fauna. Temos a estatística de que 475 milhões de animais silvestres são atropelados todos os anos no Brasil, então a gente vem chamando a atenção para isso, em uma roupagem e pegada de rock’n roll”, declarou Gaspar durante bate-papo com os presentes na mostra.
Com imagens reais da fauna, flora e estradas do estado, além de animações e efeitos sonoros impactantes, o videoclipe levanta uma importante reflexão sobre a biodiversidade do Corredor Ecológico das Montanhas Capixabas e os riscos de atropelamentos de animais na BR-262. A música faz parte da trilha do documentário Corredores, que aborda esse mesmo tema.
“Tenho muita afinidade com a região por fazer viagens para o Caparaó e a equipe do Instituto Últimos Refúgios trouxe essa ideia de falar do corredor ecológico que é envolto pela BR 262. Quando recebi esse convite foi um grande match para eu poder chamar a atenção para esse lugar tão sensível que a gente tem que ter compromisso”, comentou Macacko, que ainda chamou a atenção para a valorização do percurso para os capixabas. “O capixaba se sente sensibilizado por o trecho ser caminho para tantos lugares queridos como Domingos Martins, Pedra Azul e Venda Nova”, concluiu.

A produção conta com direção de Klaus’Berg, roteiro de Klaus’Berg e Raphael Gaspar, produção musical de Arthur Navarro. O projeto foi viabilizado com recursos do Funcultura 2022, por meio da Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult/ES). Tem o apoio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), do Grupo Águia Branca e da ArcelorMittal.
Ficha técnica audiovisual:
Direção: Klaus’Berg
Roteiro: Raphael Gaspar Tebaldi, Klaus’Berg
Produção Executiva: Raphael Gaspar Tebaldi
Direção de fotografia: Leonardo Merçon, Felipe Facini, Felipe Rodrigues Dockhorn
Assistente de direção: Davi Alves
Edição: Felipe Facini, Claudiana Braga, MEI Ameixa
Animação: Raquel de La Rocha
Colorização: Leonardo Merçon
Finalização: MEI Ameixa
Mixagem de som: Arthur Navarro
Participação especial: Gustavo Macacko
Produção de set: Philipe Grillo
Imagens de arquivo: Arquivo Nacional e Centro de Documentação da Rede Gazeta-CeDoc
Ficha técnica musical:
Raphael Gaspar: Letra
Gustavo Macacko: Voz
Arthur Navarro: Guitarra, Teclado e Chocalho
Santiago Emanuel: Guitarra
Natalia Milanesi: Baixo e Backing Vocals
Kyle McKay: Bateria

























شيخ روحاني
رقم شيخ روحاني
الشيخ الروحاني
الشيخ الروحاني
شيخ روحاني سعودي
رقم شيخ روحاني
شيخ روحاني مضمون
Berlinintim
Berlin Intim
جلب الحبيب
I was really moved by the feature on Highway 262 at the Festival de Cinema de Vitória. Your focus on the power of audiovisual storytelling to highlight biodiversity and animal conservation felt both urgent and hopeful. As I was juggling my own responsibilities, I wondered about a marketing assignment service UK, which led me to discover thoughtful online exam helpers who made the situation more manageable. It’s impressive how intentional support, whether for environmental awareness or academic challenges can elevate both understanding and impact.