top of page

POST EM DESTAQUE

  • Foto do escritorVanessa Yee

Instituto Últimos Refúgios inicia as gravações de novo documentário sobre corredor ecológico



O Espírito Santo é recordista em espécies ameaçadas por quilômetro quadrado no Brasil. No dia 22 de setembro é comemorado o Dia da Fauna e com o intuito de alertar a população sobre a conservação da natureza, o Instituto Últimos Refúgios iniciou as filmagens de um documentário sobre o corredor ecológico entre os Parques Pedra Azul e Forno Grande que estreia em setembro de 2023.


Na semana dessa data comemorativa, a equipe realizou a sua primeira expedição na área que inclui os parques, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Águia Branca e propriedades particulares vizinhas. Foram quatro dias de trabalho de campo buscando informações sobre a história e entrevistando personagens importantes do cenário local.


Além de construir narrativas com imagens dos animais nativos e tratar sobre a preservação da fauna e flora, a obra ainda retrata questões culturais, socioambientais e econômicas desse importante território da Região Serrana do Estado, mostrando as principais atividades econômicas da região, abordando a agricultura e o turismo como vetores de desenvolvimento , além de apresentar referências locais de empreendedorismo, colaborando para o desenvolvimento sustentável deste e de outros lugares do Brasil.


A obra cinematográfica terá a preocupação com a inclusão do público ao prever audiodescrição para deficientes visuais e legenda para surdos e ensurdecidos e será exibida em cinco escolas durante palestras e oficinas culturais que pretendem atingir mais de 1.000 professores e alunos da rede pública de ensino.


Segundo Leonardo Merçon, diretor de fotografia e produtor executivo da película, esta é uma das áreas que sofre com a especulação imobiliária no Estado. Pessoas de todos os tipos sobem a serra para desfrutar do clima ameno, o solo fértil e a abundância de água; a maioria delas quer apenas viver em comunhão com a natureza, mas não todas. Por falta de consciência ou sensibilidade, muitas ainda a destroem.


"Nossa iniciativa para este projeto é baseada na crença de que as pessoas só se importam com aquilo que faz parte de suas vidas. Ao trazer as imagens fascinantes da flora e fauna do local para o público, esperamos inspirar indivíduos mais sensíveis a preservarem as riquezas naturais da região" comenta Merçon.


O Instituto tem um canal no Youtube onde é possível assistir documentários sobre outras regiões, basta acessar: https://www.youtube.com/playlist?list=PLBC5ZISdvR6Ifmd4TyoTVO3ysrDRxJEJU


Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura Federal


REALIZAÇÃO

Instituto Últimos Refúgios

Secretaria Especial da Cultura

Ministério do Turismo


PATROCÍNIO

Grupo Águia Branca

MedSênior

Diaço Distribuidora de Aço S/A


APOIO

Instituto Estadual do Meio Ambiente - IEMA

Reserva Ambiental Águia Branca

Parque Estadual da Pedra Azul - PEPAZ

Parque Estadual do Forno Grande - PEFG

Ecoparque Pedra Azul Aventura


Bastidores

Veja as fotos do making of das gravações:














bottom of page