Psicologia e desenvolvimento profissional: Instituto Últimos Refúgios recebe formação para aprimorar comunicação com o público
- Vitor Pinheiro

- 3 de out. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de out. de 2025

No fim do mês de setembro (29), o Instituto Últimos Refúgios recebeu em sua sede, uma formação de desenvolvimento profissional, desenvolvida por um núcleo do curso de psicologia da faculdade Estácio.
O trabalho é um projeto de extensão de psicologia experimental e foi desenvolvido pelas alunas Ilka Westermeyer, Joelma de Mendonça e Rachel Maria Silvatece, Laura Gomes Silveira e Nicolle Wassem e teve o objetivo de aprimorar habilidades de comunicação e abordagem para influenciar e convencer pessoas positivamente de forma eficaz. Neste caso, o conteúdo foi preparado para instituições que atuam na conservação ambiental.
“A ideia desse tipo de intervenção é levar conhecimentos da psicologia para a comunidade e pôr em prática o conteúdo adquirido na academia”, declarou Ilka Westermeyer, que ainda pontuou que esse trabalho é realizado em diferentes setores da comunidade, como escolas, instituto e no âmbito do poder público.
FOTOS: Leonardo Merçon
A formação foi oferecida para a equipe que atua no Instituto Últimos Refúgios e parceiros, acontecendo de forma aberta nas dependências da instituição.
Daniel Gosser Motta é mestre em biologia animal e foi um dos participantes do seminário. Para ele o conteúdo apresentado é de grande valia já que as técnicas de comunicação aprendidas podem ser facilmente aplicadas. “As estratégias podem ser muito bem utilizadas durante as ações de Educação Ambiental realizadas por instituições, a fim de atingir positivamente e inspirar os participantes ao caminho da conservação ambiental”, finalizou Motta, que atualmente é diretor do Conselho Regional de Biologia da 10ª região.
As atividades externas de psicologia experimental são desenvolvidas pelo curso de psicologia da unidade de Vitória - ES da faculdade Estácio com orientação da professora Dra. Andreza Tavares. Você pode adquirir mais informações por meio do site dos canais da instituição:





























The professional development training offered by Estácio college students provided valuable insights into communication and persuasion techniques tailored for environmental conservation work. Participants appreciated how psychological principles can enhance outreach and community engagement. The open session at Instituto Últimos Refúgios allowed staff and partners to apply these tools directly to their daily activities. As highlighted by Daniel Motta, these strategies are essential for inspiring positive environmental action. And just like ongoing training supports professionals, academic support such as when students say “Take my online statistics class can also make learning more effective and accessible.