top of page

POST EM DESTAQUE

  • Foto do escritorVitor Pinheiro

Fantástico exibe o documentário "The Green Planet" com a participação do Instituto Últimos Refúgios


Divulgação: BBC Earth



No início do mês de março, o programa “Fantástico” da TV Globo exibiu o quinto episódio do documentário The Green Planet, intitulado “Human Worlds”. Na adaptação, a produção da BBC ganhou narração da jornalista Sônia Bridi, que detalhou a batalha das plantas pela sobrevivência em um mundo que vive constante transformação.


O Instituto Últimos Refúgios, através do fundador e fotógrafo de natureza, Leonardo Merçon, teve importante participação na captação de imagens para o produto. Nas filmagens, que aconteceram na sede do Instituto Terra, em Aimorés, Minas Gerais, Leonardo atuou como cinegrafista, inclusive utilizando uma armadilha de captação de imagens em vídeo de alta resolução.



Equipamento utilizado para captação de imagens no Instituto Terra / FOTOS: Leonardo Merçon



Merçon conta que criar imagens de natureza para esse projeto foi muito importante porque desde criança é fã da BBC, que para ele, é uma das melhores produtoras do mundo, com os melhores documentários de história natural. "Sou muito fã do David Attenborough que narra a série. Ter as minhas imagens com a narração dele foi algo que eu nunca imaginaria, sempre trabalhei duro, mas achava inalcançável! Fiquei muito feliz, principalmente porque foi uma indicação do Instituto Terra e de amigos que confiaram no meu trabalho. Espero ter feito o meu melhor. Fiquei feliz de ter conseguido registrar muitos animais, inclusive onças, macacos e lobos!", finaliza.



FOTO: Leonardo Merçon


Você pode conferir The Green Planet - Human Worlds, logo abaixo:



A série

Premiada com o Panda Awards (Green Oscar), The Green Planet, do produtor executivo Mike Guton, é uma série documental com 5 episódios, onde o naturalista britânico, David Attenborough, viaja por várias partes do mundo, exibindo histórias e particularidades do universo das plantas. Usando um aparato tecnológico especial, a filmografia da série mostra perspectivas que prometem surpreender o espectador.




INSTITUTO TERRA

O Instituto Terra é uma organização civil sem fins lucrativos fundada em 1998 pelo fotógrafo Sebastião Salgado e sua esposa, Lélia Salgado. Nos últimos 20 anos, realizou o plantio de milhões de árvores na região entre Minas Gerais e Espírito Santo com o objetivo de estimular o desenvolvimento sustentável por meio da recuperação e da conservação das florestas, da proteção das nascentes de água, da educação ambiental e do uso correto dos recursos naturais.


Desde então, o Instituto cumpre um papel fundamental na recuperação da primeira área degradada do Brasil a receber o título de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Tal importância criou oportunidades para que a região fosse retratada em obras como "The Green Planet": uma forma de acompanhar o retorno gradual da floresta, da biodiversidade e da água, após um intenso trabalho de restauração ambiental.


Equipe Últimos Refúgios em ação / FOTOS: Leonardo Merçon



Comments


bottom of page