top of page

POST EM DESTAQUE

Expedição ao arquipélago de Três Ilhas, em Guarapari/ES, documenta espécies da flora capixaba

O biólogo e coordenador de educação ambiental do Instituto Últimos Refúgios, João Zanardo, acompanhou a expedição do Herbário VIES, do CCHN/UFES, ao arquipélago de Três Ilhas, em Guarapari/ES. O trabalho faz parte do levantamento da flora local para auxiliar o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) na conservação de espécies nativas e manejo das espécies exóticas encontradas na região.


Vegetação do arquipélago de Três Ilhas. Foto: João Zanardo


A atividade foi liderada pela doutora em botânica Valquíria Dutra, professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e curadora do Herbário VIES. O local documenta coleções científicas da flora capixaba com ajuda de alunos, pesquisadores, biólogos e cidadãos comuns, responsáveis pela construção do acervo que reúne mais de 40 mil espécimes vegetais.

  • Acompanhe o relato do biólogo João Zanardo sobre sua experiência durante o trabalho de campo:

No início de 2021, a professora Valquíria convidou alguns alunos e colaboradores do Herbário VIES para um trabalho de pesquisa em um dos pontos turísticos mais famosos do litoral capixaba: o arquipélago de Três Ilhas. Fiquei bastante empolgado com o convite e resolvi aproveitar a oportunidade para estudar a região, além de contribuir com o registro das fotografias para os relatórios de pesquisa e futuros artigos científicos.


Espécies fotografadas na região. Fotos: João Zanardo


O arquipélago integra a Área de Proteção Ambiental de Setiba (também conhecida como APA Paulo César Vinha), grande referência na conservação da biodiversidade capixaba. O acesso é feito exclusivamente pelo mar, mas, para nosso trabalho, o IEMA forneceu uma equipe com embarcação até o local.


Embarcações. Foto: João Zanardo


Nossa pequena equipe precisou se dividir em dois grupos para cobrir toda a extensão do arquipélago. Contornamos o local em um único dia, coletando uma grande variedade de plantas férteis - com flores e/ou frutos - para identificar, quantificar e avaliar o estado de conservação da região.


Vegetação. Fotos: João Zanardo


Observamos muitas árvores frutíferas, provavelmente cultivadas por visitantes que consideram a ação benéfica ao meio ambiente. O problema é que muitas delas são espécies exóticas/invasoras - ocorrem fora de sua área de distribuição natural - e comprometem seriamente o desenvolvimento da vegetação nativa daquele local. Um dos grandes objetivos do Herbário VIES é gerar dados sobre a ocorrência das espécies na ilha e fomentar ações para o convívio mais sustentável com a natureza.


O IEMA é o órgão responsável pela fiscalização do arquipélago e estabelece uma série de regras para a manutenção da biodiversidade, como a proibição da pesca, do corte das árvores e do descarte de lixo na região. Ainda assim, observamos áreas bastante degradadas, a exemplo da casa que já foi utilizada para pesquisas, com paredes riscadas e fogueiras no entorno.


Apesar destes pequenos problemas, a região incentiva o turismo ecológico e consciente, provando-se excelente opção de passeio para aqueles que procuram um momento de contemplação e conexão com a natureza. As praias paradisíacas, as paisagens de tirar o fôlego e a grande variedade de espécies nativas tornam o arquipélago de Três Ilhas um dos lugares mais interessantes para se conhecer no território capixaba.


Confira outras fotografias da expedição (clique para ampliar):


197 visualizações
bottom of page