top of page

POST EM DESTAQUE

  • Ana Clara Mardegan - Instituto Últimos Refúgios

Em entrevistas para rádios, Projeto Marsupiais fala sobre a presença de gambás nas cidades

Na última semana, as rádios CBN Vitória e Nacional de Brasília receberam a bióloga e coordenadora do Projeto Marsupiais Iasmin Macedo para esclarecer dúvidas sobre gambás. O mês de julho iniciou o período reprodutivo destes animais e propiciará muitos encontros da vida selvagem com o meio urbano.


Filhote de Gambá. Foto: João Zanardo

Com mais ‘mães-gambás’ andando pelas ruas à procura de alimento e abrigo, estima-se que o contato dos gambás com as pessoas torne-se cada vez mais frequente. O momento é o ideal para desmistificar alguns mitos sobre estes animais que, mesmo muito importantes, são alvo de preconceito e recriminação.




Na entrevista concedida à CBN Vitória, Iasmin Macedo conversa sobre a importância ecológica dos gambás, os benefícios que oferecem à área urbana, como o controle de pragas, e os desafios enfrentados pelo animal na busca por sobrevivência.


O bate-papo também aconteceu no programa Tarde Nacional, da Rádio EBC, desta vez com participação de ouvintes de todo o Brasil. A transmissão foi reproduzida nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Amazonas, na Nacional do Alto Solimões.


A bióloga respondeu perguntas sobre o comportamento dos gambás e esclareceu alguns equívocos, como sua semelhança à espécie popularmente conhecida como doninha-fedorenta. O odor expelido pelo animal é erroneamente atribuído aos gambás, tornando-os alvo de preconceito.


GAMBÁS NA GRANDE VITÓRIA

O aumento do número de gambás pelas ruas da Grande Vitória ampliará a demanda por resgates na região, segundo previsão da bióloga. O assunto virou matéria da A Gazeta, que informa sobre os benefícios ecológicos dos gambás e reúne dados sobre os animais nos centro de reabilitação nos últimos anos.


A Grande Vitória é uma região cercada por áreas naturais que abriga diversas espécies de animais silvestres. A sensibilização ambiental fomentada pelo Projeto Marsupiais e pelo Instituto Últimos Refúgios objetiva, por meio da cultura, transformar a visão das pessoas sobre o lugar em que vivem.

 

O Instituto Últimos Refúgios é uma organização sem fins lucrativos na qual os participantes são voluntários e precisa de recursos para financiar as suas atividades. Se gosta de nosso trabalho e quer que ele continue, saiba como colaborar clicando na imagem abaixo ou no link: PARTICIPE.


"Inspirando pessoas, promovemos mudanças!"


Também acompanhe o Instituto Últimos Refúgios nas mídias sociais.


null




bottom of page