top of page
  • Facebook - Últimos Refúgios
  • YouTube - Últimos Refúgios
  • Instagram - Últimos Refúgios
  • Twitter - Últimos Refúgios

POST EM DESTAQUE

Entre os manguezais de Fundão

Foto do escritor: Marcella Rosa
Marcella Rosa
há 1 hora
2 min de leitura

Para muitos dos moradores ouvidos em Fundão, conhecer os manguezais do município vai além de observá-los da margem. Percorrer seus canais de barco foi uma recomendação que apareceu espontaneamente durante o campo social do projeto Entre Raízes e Marés: Manguezais Capixabas, revelando uma riqueza que, segundo a própria comunidade, ainda é pouco conhecida e valorizada.


Entre Raízes e Marés: Manguezais Capixabas.
Foto: Danielle Awabdi

Durante a passagem por localidades como a Praia da Lama e a região da Ponte Velha, a equipe encontrou pescadores, comerciantes e moradores com diferentes relações com o ambiente. Entre aqueles que vivem mais próximos do manguezal ou possuem atividades ligadas à pesca, foi percebido maior conhecimento e preocupação com sua conservação.


A beleza desses ambientes e seu potencial para o turismo ecológico também estiveram presentes nas conversas. Moradores demonstraram interesse em uma maior valorização do patrimônio natural da região, ao mesmo tempo em que apontaram a necessidade de mais atenção à conservação e a espaços importantes para a comunidade, como a Ponte Velha.


  • Entre Raízes e Marés: Manguezais Capixabas
  • Entre Raízes e Marés: Manguezais Capixabas
  • Entre Raízes e Marés: Manguezais Capixabas
  • Entre Raízes e Marés: Manguezais Capixabas
  • Entre Raízes e Marés: Manguezais Capixabas
  • Entre Raízes e Marés: Manguezais Capixabas
  • Entre Raízes e Marés: Manguezais Capixabas
  • Entre Raízes e Marés: Manguezais Capixabas
  • Entre Raízes e Marés: Manguezais Capixabas
  • Entre Raízes e Marés: Manguezais Capixabas

Fotos: Danielle Awabdi e Daniela Gerhard


Entre memórias, preocupações e possibilidades, a passagem por Fundão ajudou a revelar um manguezal que mantém forte significado para quem convive diretamente com ele e que ainda possui muito a ser conhecido por quem observa o território de fora.


Entre Raízes e Marés: Manguezais Capixabas
Entre Raízes e Marés: Manguezais Capixabas.

O Projeto ENTRE RAÍZES E MARÉS: MANGUEZAIS CAPIXABAS é uma realização do Instituto Últimos Refúgios em parceria com o FUNDÁGUA.


Até o momento, conta com o apoio de importantes instituições que fortalecem sua execução no território, como o Grupo Águia Branca, a Prefeitura de Aracruz, o SESC Aracruz, o IMD, por meio do Projeto Caiman e IEMA, Manguejar e IBRAFF, que somam esforços técnicos e institucionais à iniciativa. 


​PARTICIPE TAMBÉM: Tem interesse em ser parceiro deste projeto? Entre em contato. Acreditamos que a colaboração é a chave para a mudança!



Ficha técnica “Entre Raízes e Marés: Manguezais Capixabas”


Coordenação Geral -  Leonardo Merçon

Coordenação de Produção -  Raphael Gaspar

Assistente de Coordenação -  Henrique Mariano

Coordenação de Pesquisa (Biodiversidade, Social e Ameaças) -  Iasmin Macedo

Consultoria em Gerenciamento Costeiro, Manguezal e Socioeconomia -  Danielle Awabdi

Consultoria em Ecossistema Manguezal -  Professora Mônica Tognella

Pesquisa de Biodiversidade - Thiago Silva-Soares

Pesquisa Social -  Daniela Gerhard e Danielle Awabdi

Fotografia (Direção e Captação) -  Leonardo Merçon

Assistente de Fotografia / Apoio Técnico -  Felipe Facini

Ilustração -  Jenifer Zamperlini

Logger e Organização do Banco de Imagens -  Marcella Rosa

Editoração do Livro -  Danielle Awabdi

Textos para o livro - Rafael de Rezende Coelho

Design Gráfico -  Felipe Facini

Educação Ambiental -  Caroline Reis

Administrativo e Financeiro -  Thiago Negrelli

Contabilidade - Orbis Contabilidade

Apoio administrativo - Thiago dos Santos Nunes

Comunicação: Marcella Rosa e Matheus Paiva



Somos uma organização sem fins lucrativos. Por isso dependemos de doações para manter viva a luta em prol do meio ambiente. Sua colaboração mensal garante a continuidade e a independência do nosso trabalho.

Arte chamativa para ser um "Amigo do Últimos Refúgios", campanha de doação para levantamento de recursos na instituição.

Quer receber novidades? - Assine a newsletter

Obrigado por enviar!

CALL US:

+55 (27) 3500-0937

Rua Amarilio Lunz - 16 

Bairro República - Vitória, ES - Brazil

2006-2025 © Instituto Últimos Refúgios - All rights reserved

bottom of page