top of page

POST EM DESTAQUE

Conheça a nova diretoria do Instituto Últimos Refúgios

O Instituto Últimos Refúgios realizou no início de janeiro a primeira Assembleia Geral Ordinária de 2021. A reunião apresentou o relatório de atividades de 2020 e os novos projetos para este ano, além de eleger o Conselho de Administração e o Conselho Fiscal responsáveis pela ONG nos próximos três anos.


A chapa “Amigos da Natureza”, única concorrente à nova organização, realocou a equipe do Instituto em novos cargos. Confira!


CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

O Conselho de Administração é o grupo que supervisiona as atividades da instituição de acordo com os deveres e direitos previstos em seu Estatuto Social. O objetivo é planejar estratégias, desenvolver atividades e tomar decisões que contribuam para o crescimento da ONG.


Presidente: Iasmin Macedo

A coordenadora do Projeto Marsupiais agora é a nova presidente do Instituto Últimos Refúgios. Iasmin tem graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade Pitágoras de Linhares e trabalha na ONG desde 2017, quando começou a atuar em prol da conservação das espécies de marsupiais brasileiras.

“Foi uma honra ser indicada à Presidência do Instituto Últimos Refúgios, pois sempre acreditei muito nos trabalhos desenvolvidos pela ONG. Em quatro anos que estou aqui, vi muitas coisas acontecerem, mudarem e evoluírem, sempre para o lado positivo. Fico ainda mais feliz quando olho para o lado e vejo que não estamos sozinhos nessa luta, já que sempre surgem pessoas engajadas e preocupadas com o futuro da natureza. Nossa equipe está maravilhosa, cada um fazendo um pouquinho e aqueles que fazem um montão, mas todos em busca de um mesmo objetivo: preservar o meio ambiente, a fauna e a flora. Que os próximos três anos sejam ainda melhores e que consigamos fazer ainda mais pela nossa natureza. Lembrando: as pessoas só protegem o que sabem que existe!”

Secretário: Leonardo Merçon

O fotógrafo de natureza e conservação, fundador do Instituto Últimos Refúgios, agora assume o cargo de secretário.


Leonardo possui bacharelado em Desenho Industrial e Programação Visual na Universidade Federal do Espírito Santo e especialização em fotografia e Design Gráfico na Academia de Mídia e Artes de Colônia, Alemanha. É diretor de comunicação e mídias do Projeto Amigos da Jubarte, uma co-realização Últimos Refúgios e Instituto O Canal.


Tesoureiro: Joarley Rodrigues Da Silva

Joarley já integra a Diretoria no Instituto Últimos Refúgios no cargo de Tesoureiro. É produtor desde 2011, técnico de eletrônica básica e de mecânica industrial e desenvolvedor da armadilha fotográfica Pesquisadora Fotográfica Nativa (PFN) de alta resolução, equipamento fundamental aos projetos de campo do Instituto.


Suplente: Raphael Gaspar Tebaldi Da Silva

Raphael Gaspar é empreendedor criativo com experiência em desenvolvimento e gestão de projetos, captação de recursos e mídias sociais. É graduado em Desenho Industrial / Programação Visual pela Universidade Federal do Espírito Santo.

No audiovisual, tem experiência em direção, assistência de direção, produção e criação de roteiros. Atua como produtor executivo de projetos viabilizados pela Lei de Incentivo à Cultura, editais, patrocínios e programas de televisão.

“Nossas perspectivas para o futuro ainda são de muitas incertezas, principalmente em relação à pandemia, no contexto global, e em relação ao meio ambiente no cenário nacional. O Instituto Últimos Refúgios desenvolve seus projetos na tentativa de alertar as pessoas sobre questões ambientais e a importância da sustentabilidade para garantirmos uma melhor qualidade de vida a todos. As pessoas geralmente apostam em projetos isolados, e não nas instituições ambientais. O plano é focar no desenvolvimento de projetos de difusão científica, fomento ao turismo, educação e sensibilização ambiental para, além de promover a conservação da natureza, garantir a continuidade das atividades da ONG. O futuro é de muito trabalho para levar conteúdo ambiental para toda a sociedade.

Coordenação do Órgão Secretaria Executiva: Luisa Medeiros Caldeira.

Luisa é graduada em Direito pela FDV (Faculdade de Direito de Vitória) e voluntária do Instituto Últimos Refúgios há 5 anos. Possui experiência em processos administrativos, legislações estaduais, municipais e nacionais, além de vasta experiência em gestão de contratos de reflorestamento e compensação ambiental.


CONSELHO FISCAL

O Conselho Fiscal é responsável por fiscalizar as atividades da ONG de forma imparcial, objetiva e independente do Conselho de Administração.


O novo Conselho Fiscal do Instituto Últimos Refúgios apresenta o titular Ulisses Orígenes Moura Ribeiro e a suplente, Marina Mello, bióloga voluntária do Projeto Marsupiais.


O Instituto também reúne um grupo de associados que colabora para otimizar as atividades da ONG a favor do meio ambiente por meio da sensibilização ambiental, da participação nas assembleias institucionais e da criação de um ambiente colaborativo que zele pelo nome da ONG e fomente novas ações culturais e socioambientais.


Conheça nossos associados:

Caroline Reis, Felipe Facini, João Pedro Zanardo, Thiago Negrelli, Yhuri Nóbrega e Ilka WesteMeyer, respectivamente.


O Instituto Últimos Refúgios têm muitos planos e projetos para 2021. A nova diretoria será a responsável por guiar a ONG neste período desafiador, buscando sempre a assertividade e o planejamento para continuar desenvolvendo atividades em prol do meio ambiente.

bottom of page