top of page

POST EM DESTAQUE

  • Foto do escritorEquipe UR

Corredores: documentário estreia neste dia 29; garanta seu ingresso

O filme, que retrata o Corredor Ecológico existente entre o Parque Estadual da Pedra Azul, a Reserva Ambiental Águia Branca e o Parque Estadual do Forno Grande, será exibido gratuitamente nos dias 29 de fevereiro e 9 de março em Vitória. Interessados já podem se inscrever.




O Instituto Últimos Refúgios lança nos próximos dias 29 de fevereiro, no Cine Jardins, e 9 de março, no Cinemark do Shopping Vitória, com exibições gratuitas, o documentário Corredores. A produção, dirigida por Klaus Berg, mostra a importância do Corredor Ecológico existente entre o Parque Estadual da Pedra Azul, a Reserva Ambiental Águia Branca e o Parque Estadual do Forno Grande, todos localizados na região de montanhas do Espírito Santo. Os interessados em assistir o documentário nas sessões realizadas em Vitória já podem se inscrever nos links informados abaixo. 


O trailer de Corredores está disponível no site www.ultimosrefugios.org.br/doccorredores e no Youtube @ultimosrefugios. Estão previstas ainda outras exibições: no dia 14 de março, na sede do Parque Estadual do Forno Grande, em Castelo; no dia 15 de março, na Fazenda do Centro, em Castelo; na Reserva Ambiental Águia Branca, em Vargem Alta, em data a definir, entre outras.


Gravação de entrevista na área do corredor ecológico


O filme, de 70 minutos, apresenta personagens locais reais e marcantes, histórias curiosas e uma natureza exuberante captada em seis expedições de um complexo trabalho de registro de imagens, sempre respeitando o tempo e os ciclos da natureza. De acordo com o fundador e diretor do Últimos Refúgios, o experiente fotógrafo de natureza Leonardo Merçon, a região desse Corredor compreende uma área belíssima de 55.870 hectares, que abriga três unidades de conservação e uma rica variedade de ambientes e espécies. 

“A história ambiental desse Corredor Ecológico nos leva a refletir sobre como ocorreu a interação entre os seres humanos e o ambiente natural ao longo dos anos. Com base na combinação dos aspectos ambientais e sociais, observamos o presente como reflexo do passado e essa compreensão é relevante para as decisões que determinarão o futuro”, comenta Leonardo.


Impactado com a produção, o diretor Klaus Berg revela que fazer o documentário ambiental foi algo inédito. “Apesar de já ter realizado diversos filmes ao longo de 20 anos de carreira, o Corredores é algo muito marcante na minha vida. Além de sentir muito orgulho pelo resultado, com este filme aprendi outras formas de enxergar o mundo, a vida, a natureza e o cinema”, registra Klaus.

O produtor da obra Raphael Gaspar explica que o corredor ecológico consiste na criação de uma faixa de vegetação que ligue fragmentos florestais ou unidades de conservação antes separados, permitindo assim o trânsito da fauna e da flora e o fluxo genético tão importante para a manutenção da vida. “Essa é uma estratégia de conservação da biodiversidade da região. Percorri diversas locações no Corredor Ecológico desde 2019, primeiro na missão de produzir um livro fotográfico e agora na jornada de um documentário. Encontrei uma biodiversidade exuberante, pessoas que são símbolos da conservação, cantos e paisagens de tirar o fôlego. Encontrei-me em paz. Uma composição passou por mim. Se eu amava a natureza, agora morreria por ela!”, comenta Raphael.


O documentário Corredores foi realizado com recursos públicos do Governo Federal, viabilizados pela Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. O projeto é realizado pelo Instituto Últimos Refúgios, com patrocínios da ArcelorMittal e do Grupo Águia Branca, e apoio do Parque Estadual Pedra Azul, da Reserva Águia Branca, do Parque Estadual Forno Grande, da Pedra Azul Aventura, da Diaço e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). Além disso, o Instituto Américo Buaiz oportunizou a exibição do filme no Shopping Vitória.

 

O Instituto Últimos Refúgios é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que atua na área ambiental e cultural relacionada à conservação de espécies e ambientes principalmente no Espírito Santo e trabalha com a educação ambiental para equilibrar a relação entre as pessoas e a natureza.

 



Lançamento da trilha sonora

No próximo dia 23, ocorre o lançamento da trilha sonora do documentário, feita por Arthur Navarro, com disponibilização das faixas nas principais plataformas de streaming musicais como Spotify, Youtube e Deezer.  


Live de lançamento

 No dia 26, às 19h30, será realizada uma live de lançamento com os produtores do filme Leonardo Merçon e Raphael Gaspar, além do diretor Klaus Berg. A transmissão ao vivo acontecerá no Youtube e no Instagram do Instituto.


 Exibições gratuitas de Corredores

29/02 (quinta-feira)

Às 21h

Cine Jardins, Shopping Jardins

Rua Carlos Eduardo Monteiro de Lemos, 262 - Jardim da Penha, Vitória


09/03 (sábado)

Às 8h30 - conversa com os produtores após a sessão

CineMark do Shopping Vitória – entrada pelas portas principal ou lateral ao lado da padaria Monza

Av. Américo Buaiz, 200 - Enseada do Suá, Vitória

14/03(quinta-feira)

Horário a definir

Parque Estadual do Forno Grande, em Castelo

Não é necessário fazer inscrição.


15/03(sexta-feira)

Horário a definir

Fazenda do Centro, em Castelo

Não é necessário fazer inscrição.

 

Ficha técnica de Corredores

Direção: Klaus Berg

Roteiro: Klaus Berg e Raphael Gaspar

Direção de fotografia: Leonardo Merçon

Cinegrafista: Felipe Facini

Assistente de câmera: Claudiana Braga

Produção: Raphael Gaspar

Produção executiva: Daniela Gerhard e Iasmin Macedo

Direção de produção: Eddy Aragão

Montagem: Felipe Facini e Klaus Berg

Animação: Rachel De La Rocha

Som direto: Fernando Paschoal e Gisele Bernardes

Trilha sonora original: Arthur Navarro


Comentários


bottom of page