top of page

POST EM DESTAQUE

  • Foto do escritorVitor Pinheiro

Corredor Ecológico: Pedra Azul x Forno Grande se aproxima de lançamento


Nascer do sol no Pico do Forno Grande / Foto: Leonardo Merçon


No dia 6 de agosto, a equipe do filme documentário “Corredor Ecológico: Pedra Azul x Forno Grande” realizou sua última expedição para encerrar a fase de produção desse mais novo projeto do Instituto Últimos Refúgios. O local escolhido, dessa vez, foi o Pico do Forno Grande, montanha com 2.039 metros de altitude, localizada no município de Castelo, região Sul do Estado. Vale lembrar que as gravações foram iniciadas em julho de 2022 e desde então o material tem passado por várias etapas, entre entrevistas e captações de imagens em toda a área do corredor ecológico que liga os Parques estaduais da Pedra Azul e do Forno Grande. O processo, que envolveu uma longa escalada até o pico, durou um total de 18 horas e teve o objetivo de gravar as entrevistas finais com os integrantes da equipe, além de captação de imagens aéreas e do próprio local, com direito a um belo nascer do sol.



Captação de imagens / FOTOS: Laiz Pontes



“Com a ajuda de especialistas, iniciamos o processo de escalada por volta das 22h e a partir daí tivemos uma missão de ficar dezoito horas na atividade, com um equipamento pesado, enfrentando um frio que chegou a 5°, mas ainda assim, com todos empenhados e motivados para realizar o trabalho, conseguimos fazer tudo da melhor maneira para fechar esse projeto com chave de ouro, sem nenhum acidente, todos trabalhando inspirados e com criatividade. Ainda fomos recompensados com uma vista magnífica!”, detalhou Leonardo Merçon, que é diretor de fotografia e cinegrafista da obra, além de fundador do Instituto Últimos Refúgios.


Fases da escalada até o pico / FOTOS: Laiz Pontes e Leonardo Merçon


O documentário tem previsão de lançamento ainda para 2023 e agora entra na fase de pós-produção para ajustes técnicos. Ainda serão realizadas ações de educação ambiental nas escolas da região em que o material foi filmado.



FOTO: Leonardo Merçon



O filme

Além de construir narrativas com imagens dos animais nativos e tratar sobre a preservação da fauna e flora, a obra, que é derivada da série “Áreas Protegidas”, que deu origem ao livro “Últimos Refúgios: Da Pedra Azul ao Forno Grande”, ainda retratará questões culturais, socioambientais e econômicas desse importante território da Região Serrana do Estado, mostrando as principais atividades econômicas da região, abordando a agricultura e o turismo como vetores de desenvolvimento, além de apresentar referências locais de empreendedorismo, colaborando para o desenvolvimento sustentável deste e de outros lugares do Brasil.



FOTO: Leonardo Merçon





REALIZAÇÃO

Instituto Últimos Refúgios

Ministério do Turismo - Secretaria Especial da Cultura


PATROCÍNIO


APOIO




bottom of page