top of page

POST EM DESTAQUE

CONVITE: Exposição da EBMAR apresenta fotografias de Augusto Ruschi e ilustrações dos Irmãos Demonte

O trabalho do renomado cientista, pesquisador e naturalista brasileiro Augusto Ruschi será celebrado em uma exposição com fotografias e ilustrações científicas. A EBMAR (Estação Biologia Marinha Augusto Ruschi) convida todos para conhecer um pouco mais deste patrimônio histórico e cultural do Espírito Santo no evento que será realizado entre os dias 2 e 9 de outubro, no Museu Augusto Ruschi, em Aracruz. A entrada é gratuita!



Além das fotografias do ecologista e de seu filho, André Ruschi, que já integram o acervo do museu, a exposição ainda contará com ilustrações de Etienne Demonte, um dos mais famosos pintores naturalistas do mundo, e sua irmã, a artista Yvonne Demonte. A família trabalhou ao lado do ecologista durante a produção dos livros “Aves do Brasil vol. I e II” (1979), “Beija-flores do Espírito Santo” (1982) e “Mamíferos do Brasil” (1981), sendo referência em ilustrações botânicas e de espécies animais. Esta é a primeira vez que as pinturas serão apresentadas ao grande público.


Exposição. Fotos: Gabriel Ruschi


O projeto é coordenado por Gabriel Ruschi, neto do ecologista e atual presidente do Instituto Augusto Ruschi/EBMAR. A exposição inaugura a nova sede do museu, no município de Aracruz, e conta com obras selecionadas por ele e outros curadores do evento.


Gabriel Ruschi apresenta exposição para visitantes. Foto: equipe EBMAR.


O inventário completo reúne cerca de 330 fotografias resgatadas da Casa Augusto Ruschi, em Santa Teresa/ES, e quase 100 pinturas e ilustrações dos irmãos Demonte, que serão conservadas no acervo do instituto.


A iniciativa conta com apoio da Secretaria de Cultura (SECULT) por meio do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (FUNCULTURA), que oferece apoio financeiro para atividades culturais de interesse público e com forte impacto social. A EBMAR foi uma das entidades contempladas, buscando promover a educação ambiental, a conservação da natureza e o desenvolvimento de pesquisas científicas ao resgatar e difundir a obra de Augusto e André Ruschi para as futuras gerações.


Crianças fotografam espécimes conservados. Foto: Gabriel Ruschi


Siga a EBMAR no INSTAGRAM para saber MAIS!

bottom of page