top of page

POST EM DESTAQUE

Clube de Observadores da Restinga leva alunos para primeira atividade de campo

O Parque Pedra da Cebola, um dos pontos turísticos mais visitados da Grande Vitória, foi escolhido para sediar o primeiro campo do Clube de Observadores da Restinga. Foram dois dias de atividades em meio à natureza, repletos de biodiversidade e educação ambiental.



As expedições aconteceram nos dias 28 e 29 de setembro, com alunos da escola EMEF Álvaro Castro Mattos, situada em Jardim da Penha. O objetivo foi tratar temas estudados em sala de aula de forma mais lúdica e divertida, além de resgatar valores da ciência cidadã, na qual pessoas comuns ajudam cientistas a coletar dados para pesquisas científicas.



A equipe do Projeto Vitória da Restinga conduziu os alunos pelas áreas naturais da Pedra da Cebola, abordando questões ambientais e princípios da observação e fotografia de natureza.


Além das biólogas e educadoras ambientais do projeto, o primeiro dia de atividade contou com a participação do biólogo João Zanardo, que orientou alunos sobre uso dos binóculos e equipamentos fotográficos. A dinâmica era registrar todas as espécies encontradas no caminho, anotando informações relevantes sobre cada uma.



O passeio educativo apresentou espécies como teiú, quero-quero e sabiá, além de plantas como a pitangueira, típica das áreas de restinga.



A reta final da ação teve direito a coffebreak para bate-papo e troca de experiências. O desafio foi que cada alunos enviasse ao projeto as 10 melhores fotografias do dia, incentivando a adesão para as próximas atividades do clube, previstas até o final de novembro.



Imagens: Marcos Bilate



bottom of page