Vitor Pinheiro
Clube de Observadores da Restinga: grupo de escoteiros participa de atividades de educação ambiental
Grupo reunido exibindo faixa do Projeto Vitória da Restinga / FOTO: Leonardo Merçon
No dia 6 de junho, o Clube de Observadores da Restinga realizou atividades no Atlântica Parque, na Praia de Camburi, dessa vez integrando o Grupo Escoteiros do Mar Ilha de Vitória para uma aula teórica e prática a respeito do ecossistema de restinga.
Os escoteiros, que realizam atividades junto à capitania dos portos do Espírito Santo, inicialmente receberam uma aula introdutória, em que a educadora ambiental, Marina Mello, explicou o que é a restinga, sua importância e detalhes sobre a fauna e flora presentes no ecossistema.
Explicações introdutórias sobre a restinga / FOTOS: Leonardo Merçon
Em seguida, o grupo de 40 escoteiros foi guiado para uma exploração fotográfica pela praia, onde o objetivo era a captura de imagens das espécies estudadas anteriormente. O percurso foi guiado pela equipe do Projeto Vitória da Restinga, que contou com o fotógrafo de natureza Leonardo Merçon para compartilhar dicas e técnicas de fotografia para os registros de plantas e animais presentes no trajeto. Algumas espécies de animais observadas durante a caminhada foram o Bem-te-vi, Guruçá e o Sabiá-do-campo, bem como plantas diversas como a Ipomea, Cactos e Aroeiras.
Escoteiros observando espécies presentes na restinga / FOTOS: Leonardo Merçon
Ao fim da atividade, o grupo de escoteiros realizou uma entrega de mudas de restinga. O Projeto fará a entrega das mudas ao viveiro municipal de Vitória para que futuramente possam ser integradas à vegetação já presente na costa e ajudar a preservar o ecossistema.
Projeto Vitória da Restinga
O projeto é uma realização do Instituto Últimos Refúgios. Em parceria com a Vale e a Prefeitura de Vitória busca promover o diálogo com a comunidade por meio de ações de sensibilização ambiental, informando sobre a importância da restinga, a biodiversidade local e o trabalho de revitalização na restinga da Orla de Camburi, em Vitória, capital do Espírito Santo.
O objetivo é gerar um efeito positivo para as comunidades locais e ressaltar a importância de conservar a biodiversidade desse ambiente tão impactado pela ação humana.
O Instituto Últimos Refúgios faz um agradecimento especial para todo o público presente na ação, além de toda a equipe que tornou possível a realização das atividades.
Comments