POST EM DESTAQUE

  • Ana Clara Mardegan

Projeto Vitória da Restinga no Cleanup Day 2022

O clima ameno e chuvoso do último sábado (17), não impediu que a equipe do Projeto Vitória da Restinga prestigiasse o movimento global de conscientização pelo futuro do planeta: o Cleanup Day. Pelo segundo ano consecutivo, voluntários se reuniram para a ação simbólica de limpeza de praia que mobiliza pessoas de todo o mundo sobre a problemática do descarte de resíduos sólidos.



A ação aconteceu no Atlântica Parque, em Camburi, e contou com apoio da Vale, Prefeitura de Vitória, Central de Serviços, Grupo Lixo Mar (UFES), Nutrimais Água de Coco, Cristal Graffiti, Ripple e do IPRAM (Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos do Espírito Santo). A exposição de animais taxidermizados realizada pelo Instituto também atuou como ferramenta de sensibilização ambiental para alertar os participantes sobre as consequências da poluição para a biodiversidade marinha.



A estudante de oceanografia Ana Beatriz Memelli representou o Grupo Lixo Mar com a triagem e pesagem dos resíduos recolhidos na praia de Camburi. O trabalho de pesquisa vem levantando dados sobre os tipos de resíduos mais encontrados nas praias de Vitória, e busca traçar estratégias de reciclagem a partir do volume de lixo plástico encontrado nestes locais.



Ao final da ação, os 235 quilos de resíduos coletados pelos voluntários deram origem ao famoso “mosaico de lixo” com formas de espécies da biodiversidade local. A iniciativa é uma tradição do Instituto Últimos Refúgios que busca conscientizar pessoas sobre a quantidade de lixo encontrado na natureza, causando impacto ao associar os resíduos a espécies da fauna e flora local.



O encerramento contou com sorteio de produtos das lojas parceiras Ripple e Cristal Graffitti para os participantes, que levaram camisas, chinelos, chaveiros e outros acessórios para casa.



O Projeto Vitória da Restinga agradece os parceiros e voluntários que prestigiaram mais uma edição do Cleanup Day.



Fotos: Joarley Rodrigues




77 visualizações