top of page
  • Facebook - Últimos Refúgios
  • YouTube - Últimos Refúgios
  • Instagram - Últimos Refúgios
  • Twitter - Últimos Refúgios

POST EM DESTAQUE

Circuito educativo para sensibilização ambiental na Ilha do Boi

  • Foto do escritor: Marcella Rosa
    Marcella Rosa
  • há 2 minutos
  • 2 min de leitura

A ação "Guardiões da Restinga" reuniu crianças em atividades lúdicas que aliaram ciência, arte e Educação Ambiental para valorizar a biodiversidade e conservação dos ambientes costeiros.


Nos dias 24 e 25 de julho, o Projeto Vitória da Restinga realizou a ação educativa "Guardiões da Restinga: Circuito Imersivo Vitória da Restinga", na Praia Grande, Ilha do Boi, em Vitória (ES). A iniciativa integrou as ações de Educação Ambiental do projeto e proporcionou ao público infantil uma experiência interativa voltada à valorização da restinga e à conservação dos ecossistemas costeiros.


Guardiões da Restinga: Circuito Imersivo Vitória da Restinga

Com uma programação baseada em brincadeiras, teatro, recreação e atividades investigativas, o circuito buscou sensibilizar as crianças sobre a importância da biodiversidade, da conservação da vegetação costeira e dos impactos das ações humanas sobre o meio ambiente.



A equipe do Projeto Vitória da Restinga participou do planejamento e da organização da atividade, contribuindo com informações técnico-científicas para a construção do circuito educativo feito pelos artistas responsáveis Letícia Veras e Berg Vera. As monitoras ambientais Danielle Awabdi e Ingrid Cole apoiaram as atividades, dialogando com os participantes e compartilhando conhecimentos sobre a fauna, a flora e a importância da conservação da restinga.


Ao longo da programação, as crianças participaram de atividades como “Amarelinha da Restinga”, “Zig-zag dos Resíduos”, “Bola no Lençol”, que abordou a erosão costeira e a dinâmica da faixa de areia, além da observação da restinga, do Desfile da Restinga e da dinâmica "Resíduo Colorido, que cor é?". As brincadeiras estimulam o aprendizado de forma leve e participativa, incentivando a reflexão sobre a conservação dos ambientes costeiros.



A ação também contou com a participação das mascotes Atena, a coruja-buraqueira; Olívia, a tartaruga-verde; e Penélope, representando o gambá-de-orelha-preta. A presença dos personagens tornou a experiência ainda mais envolvente para o público infantil, aproximando as crianças dos temas ambientais de maneira divertida e acessível.


Além da equipe do projeto, biólogos, recreadores, atores e performers participaram da iniciativa, fortalecendo a integração entre ciência, arte e Educação Ambiental. A ação reforça o compromisso do Projeto Vitória da Restinga com a sensibilização da comunidade e com a promoção de atividades que incentivem a conservação dos ecossistemas costeiros e da biodiversidade capixaba.


Vitória da Restinga.
Vitória da Restinga.

O Projeto Vitória da Restinga - ILHAS, É uma iniciativa do Instituto Últimos Refúgios em parceria com a Vale e Prefeitura de Vitória, promove ações de educação ambiental em prol da conservação do ecossistema costeiro da Ilha do Boi e Ilha do Frade.


Ficha técnica VITÓRIA DA RESTINGA - ILHAS


Coordenação Geral:  Raphael Gaspar 

Gestão Financeira: Thiago 

Biólogos(as)/educadores(as) ambientais: Danielle Awabdi e Ingrid Cole

Comunicação: Marcella Rosa

Fotografia: Vitor Pinheiro

Design gráfico: Felipe Facini

Artistas: Leticia Veras, Berg Veras e Arthur Moschen



Somos uma organização sem fins lucrativos. Por isso dependemos de doações para manter viva a luta em prol do meio ambiente. Sua colaboração mensal garante a continuidade e a independência do nosso trabalho.

Arte chamativa para ser um "Amigo do Últimos Refúgios", campanha de doação para levantamento de recursos na instituição.

Quer receber novidades? - Assine a newsletter

Obrigado por enviar!

CALL US:

+55 (27) 3500-0937

Rua Amarilio Lunz - 16 

Bairro República - Vitória, ES - Brazil

2006-2025 © Instituto Últimos Refúgios - All rights reserved

bottom of page