top of page

POST EM DESTAQUE

Conheça a Cartilha Educativa Ecofrade e aprenda tudo o que sempre quis saber sobre a coleta seletiva

Já ficou com dúvidas na hora de descartar algum material? Sabe a diferença entre resíduo seco e úmido? Ou o que fazer com óleo de cozinha usado, pilhas, eletroeletrônicos, medicamentos vencidos e objetos do tipo? Foi pensando nessas dúvidas que o Projeto Ecofrade desenvolveu sua primeira “Cartilha Educativa de Gerenciamento de Resíduos”, um guia prático com tudo o que você precisa saber para implementar a coleta seletiva na sua casa.


VEJA:


O material foi elaborado com referências à Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, Lei nº 12.305/2010, com foco na cidadania e responsabilidade ambiental. A iniciativa busca reduzir o volume de resíduos destinados aos aterros sanitários, incentivando a coleta seletiva e a destinação correta dos resíduos gerados na Ilha do Frade, em Vitória/ES.


A região conta com cinco Postos de Entrega Voluntária (PEVs) destinados ao descarte de resíduos recicláveis produzidos pelos moradores da Ilha, além de contentores para resíduos recicláveis e não recicláveis voltados aos frequentadores e turistas. O material recolhido é destinado à Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis da Ilha de Vitória - AMARIV, onde é transformado em fonte de renda para dezenas de famílias.


Ao longo de 2021, o Projeto Ecofrade vem buscando a sensibilização dos moradores, turistas e trabalhadores da região sobre como o descarte consciente dos resíduos sólidos é fator essencial para a conservação da biodiversidade. As praias e paisagens naturais compõem um dos maiores cartões postais da capital, Vitória, abrigando aves e espécies marinhas ameaçadas de extinção, como as tartarugas-verdes. A espécie dá nome a Área de Proteção Ambiental (APA) Baía das Tartarugas, que contempla toda a região.


Incentivar a Coleta Seletiva na Ilha do Frade é uma ação socioambiental que promove a conservação da natureza e melhorias significativas na qualidade de vida de toda a população capixaba. Faça parte desse movimento!


FAÇA O DOWNLOAD DA CARTILHA COMPLETA:

Cartilha Ecofrade
.pdf
Download PDF • 7.23MB

bottom of page