top of page

POST EM DESTAQUE

  • Foto do escritorLeonardo Merçon

Campanha contra a captura acidental - O Instituto Últimos Refúgios apóia a campanha "STOP ByCatch"


Além da poluição, a captura acidental tem se tornado uma grande inimiga de diversas espécies de animais marinhos ameaçadas de extinção, que não são normalmente alvos da pesca, mas por ficarem presos, acabam morrendo. Estima-se que por ano, milhares de tartarugas, aves, baleias e golfinhos morrem acidentalmente.



CAMPANHA "PARE A CAPTURA ACIDENTAL"


O dia de hoje (1º de dezembro) é marcado pelo movimento “PARE a Captura Acidental” (STOP ByCatch Day), idealizado pelo Instituto Verde Azul - VIVA em 2018, com o intuito de sensibilizar as pessoas sobre essa ameaça.




O “Bycatch” (pesca acidental), considerado como a maior ameaça de mamíferos aquáticos no mundo, é a captura de animais que geralmente não seriam alvos da pesca e que acabam sendo descartados posteriormente.



APA BAÍA DAS TARTARUGAS


Vale lembrar que animais ameaçados de extinção são protegidos por lei. Incluindo espécies de tartarugas marinhas. Algumas delas presentes na APA Baía das Tartarugas. A tartaruga-verde, que é uma vítima constante por aqui, é considerada EM PERIGO - EN (do inglês, Endangered, e que corre risco alto de extinção a curto prazo), pela lista vermelha de animais ameaçados de extinção da IUCN - International Union for Conservation of Nature.


A Baía das Tartarugas é uma APA municipal, criada pela Prefeitura de Vitória, no Espírito Santo e o Projeto de Conservação @baiadastartarugas é uma iniciativa formada por voluntários do Instituto @ultimosrefugios com o objetivo de realizar a sensibilização ambiental, fomentar pesquisas e o turismo sustentável no Espírito Santo, e em especial. na APA.





PETIÇÃO


Em 2022, como parte das mobilizações pelo Dia Pare a Captura Acidental, os organizadores do evento criaram uma petição em prol de políticas públicas para monitorar, reduzir e evitar as capturas acidentais no Brasil.


Caso sua instituíção também tenha interesse em APOIAR a petição, entre em contato através do email lari.dalpaz@viva.bio.br e envie a logo de sua instituíção.


LINK DA PETIÇÃO


Abaixo, instituíções que já apoiam a petição:


 


A ação é organizada pelo VIVA Instituto Verde Azul. Parabéns pela ação pessoal!






Commentaires


bottom of page