ÚLTIMA SEMANA! Bioblitz da Mata Atlântica segue até fim de junho e convida a sociedade a registrar biodiversidade do bioma
- Leonardo Merçon
- 25 de jun.
- 2 min de leitura

A Bioblitz da Mata Atlântica 2025, que junta registros sobre o bioma desde o dia 27 de maio, se encerra neste sábado e entra em sua última semana de mobilização.
A iniciativa convida cidadãos de todo o país a fazerem imagens de plantas, animais e fungos na natureza, e catalogar na plataforma gratuita iNaturalist. Os registros devem ser feitos até o dia 30 de junho, data que marca o encerramento oficial da coleta de observações em campo.

Mesmo com o fim do prazo para novos registros fotográficos se aproximando, os participantes ainda poderão enviar e postar suas fotos no iNaturalist (desde que tenham sido feitas entre 27 de maio a 30 de junho). O objetivo é garantir que todos tenham tempo de organizar suas observações e contribuir com dados que serão utilizados em pesquisas e ações de conservação da Mata Atlântica.
A Bioblitz é promovida pelo Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), em parceria com o Instituto Últimos Refúgios. Desde 27 de maio, a ação mobiliza escolas, comunidades, instituições e observadores da natureza em todo o país.
Como participar:
Acesse o site ou baixe o app iNaturalist (disponível para Android e iOS).
Crie uma conta gratuita.
Entre no projeto “Bioblitz da Mata Atlântica 2025”: 👉 https://www.inaturalist.org/projects/bioblitz-da-mata-atlantica-2025
Fotografe plantas, animais ou fungos na natureza até o dia 30 de junho.
Envie seus registros pela plataforma e ajude a proteger um dos biomas mais ameaçados do mundo.
A Bioblitz da Mata Atlântica 2025 integra as comemorações do Dia Nacional da Mata Atlântica e do Mês do Meio Ambiente. A proposta é estimular o olhar atento para a biodiversidade, aproximar a ciência das pessoas e fortalecer o vínculo entre comunidades e o território onde vivem.

Esses dados são valiosos para a ciência e para a conservação da Mata Atlântica!
PARTICIPE!
Mais informações:
Site: www.inma.gov.br
Instagram: @inmaoficial | @ultimosrefugios
Contato para imprensa: imprensa@inma.gov.br / (27) 99918-5553

Comments