POST EM DESTAQUE

  • Ana Clara Mardegan

Projeto Praia Limpa promove ação de limpeza na praia de Nova Ponta da Fruta, em Vila Velha/ES

"A praia é nossa, o lixo é seu". Este é o lema do grupo do Projeto Praia Limpa que atua na limpeza e conservação da praia de Nova Ponta da Fruta, em Vila Velha. A iniciativa surgiu no início deste ano, organizada por moradores inconformados com a grande quantidade de resíduos encontrados nas areias da praia.


Ação de limpeza e plantio de mudas nativas. Foto: Priscila Ligia


Desde então, as ações são realizadas de forma totalmente voluntária. Os próprios moradores se organizam via redes sociais para promover ações de limpeza, conscientizando banhistas, esportistas e frequentadores locais acerca da destinação correta do lixo.


O grupo ainda cobra da prefeitura medidas para reconstituir a restinga local - de modo a prevenir a erosão do solo -, além de reivindicar soluções em relação à problemática do esgoto com a Cesan e a Secretaria de Meio Ambiente.


AÇÃO

No último sábado, dia (4), o grupo realizou mais uma ação de limpeza na região. Foram cerca de 15 sacolas de lixo retiradas da praia e reencaminhadas à coleta da Prefeitura de Vila Velha. Também foi realizado um plantio simbólico de espécies nativas da restinga, feito com apoio e acompanhamento de técnicos ambientais da prefeitura de Vila Velha.


Sacos de lixo coletados e plantio de mudas. Fotos: Priscila Ligia


O objetivo foi sensibilizar a população local em prol de um ecossistema mais preservado e sustentável. A ação contou com a parceria do Instituto Últimos Refúgios e da Secretaria de Meio Ambiente de Vila Velha, além do apoio do Projeto Pegada.


Segundo Priscila Ligia, voluntária do Instituto Últimos Refúgios e moradora da região, o importante é que cada um faça a sua parte: “São ações pequenas, mas sabemos que faz a diferença. Nossa praia está pedindo socorro há um bom tempo”.

31 visualizações