top of page

POST EM DESTAQUE

  • Ana Clara Mardegan - Instituto Últimos Refúgios

Instituto Últimos Refúgios participa de ação para ajudar vítimas das enchentes no Espírito Santo

Uma ação promovida por instituições da Grande Vitória sensibilizou voluntários a ajudarem na reparação dos danos causados pelas fortes chuvas no Espírito Santo. O foco foi a distribuição de doações às vítimas desalojadas e o resgate, assistência veterinária e remanejamento de animais em áreas de risco.


A operação foi organizada por Eduardo Lázaro, médico veterinário da clínica Silvestres e voluntário do Instituto Últimos Refúgios, e Yhuri Nóbrega, coordenador do Projeto Caiman, em parceria com o Grupo de Resgate de Animais em Desastres (GRAD), Instituto Últimos Refúgios e Projeto Amigos da Jubarte.


As fortes chuvas provocaram enchentes, deslizamentos de terra e desabamentos em dezenas de municípios do Espírito Santo. Iconha, Alfredo Chaves, Vargem Alta e outras três cidades decretaram situação de calamidade pública, com milhares de pessoas desalojadas e centros urbanos destruídos.


A “Campanha voluntária de apoio aos atingidos pelas chuvas”, promovida pelas organizadoras da operação, atuou na arrecadação de doações para as vítimas do desastre. Os donativos foram levados até os municípios de Castelo e Cachoeiro de Itapemirim.


Lorenzo Savergnini, voluntário da ação e estagiário do Projeto Amigos da Jubarte, auxiliou na distribuição das doações. Segundo ele, o cenário era de destruição total. Destroços e lama para todos os lados. Ainda assim, reconhece a solidariedade e união popular em favor das vítimas. “Nada é mais gratificante do que ajudar quem precisa”, completa.


Além das doações de cestas básicas e produtos de higiene pessoal, a equipe prestou cuidados veterinários a animais domésticos e silvestres. As chuvas deslocaram aranhas, cobras e pequenos répteis de seus habitats naturais, deixando-os vulneráveis à ameaças. A ação, que durou dois dias, remanejou estes animais até áreas seguras, longe do contato humano.


Na Grande Vitória, diversos locais ainda funcionam como pontos de doação, como a Câmara Municipal de Vitória, Assembleia Legislativa, Polícia Rodoviária Federal do Espírito Santo, Proex UFES e Shopping Vitória. A prioridade é a doação de roupas, alimentos não perecíveis, água mineral, materiais de limpeza, produtos de higiene pessoal, colchões e cobertores.


O Instituto Últimos Refúgios presta sua solidariedade à todas as vítimas do desastre. Apoiamos o trabalho voluntário como forma de contribuir na reconstrução das cidades e vidas afetadas.

Fotos: João Zanardo

 

O Instituto Últimos Refúgios é uma organização sem fins lucrativos na qual os participantes são voluntários e precisa de recursos para financiar as suas atividades. Se gosta de nosso trabalho e quer que ele continue, saiba como colaborar clicando na imagem abaixo ou no link: PARTICIPE.


"Inspirando pessoas, promovemos mudanças!"


Também acompanhe o Instituto Últimos Refúgios nas mídias sociais.


null




24 visualizações
bottom of page