top of page

POST EM DESTAQUE

  • Ana Clara Mardegan - Instituto Últimos Refúgios

Andada do Caranguejo-uçá 2020

Nesta sexta-feira (10) começa o primeiro período da “Andada do Caranguejo Uçá”, medida que proíbe a captura, transporte, comercialização ou qualquer tipo de intervenção nociva à espécie. Também está proibida a comercialização de partes isoladas do animal, como quelas, pinças e garras. O primeiro período estende-se até 15 de janeiro.



A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA) determina quatro períodos da “Andada” no Espírito Santo, com intervalos semanais até abril, mês que encerra a fase reprodutiva da espécie. Neste período, machos e fêmeas saem de tocas profundas e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos.


Mesmo que a captura do caranguejo-uçá seja regulamentada por portarias do IBAMA, a espécie consta na “Lista Nacional das Espécies de Invertebrados Aquáticos e Peixes Sobreexplotadas ou Ameaçadas de Sobreexplotação”, responsável por reunir espécies que sofrem por ação de condutas ilegais e exploração excessiva.


O respeito às medidas proibitivas garantem a sobrevivência dos caranguejos e a reposição de indivíduos na natureza, permitindo o equilíbrio do ecossistema. O desrespeito ao período de defeso é crime ambiental sujeito a multa.


A ação é promovida pelas prefeituras de Vitória e Vila Velha e realizada pela Secretaria de Meio Ambiente, Coordenação de Educação Ambiental e Coordenação de Fiscalização Ambiental, com apoio do IBAMA.


 

O Instituto Últimos Refúgios é uma organização sem fins lucrativos na qual os participantes são voluntários e precisa de recursos para financiar as suas atividades. Se gosta de nosso trabalho e quer que ele continue, saiba como colaborar clicando na imagem abaixo ou no link: PARTICIPE.


"Inspirando pessoas, promovemos mudanças!"


Também acompanhe o Instituto Últimos Refúgios nas mídias sociais.


null




327 visualizações
bottom of page