top of page

POST EM DESTAQUE

  • Ana Clara Mardegan - Últimos Refúgios

Parque Botânico Vale prestigia último encontro do Clube de Observadores da Natureza

O Parque Botânico Vale é um espaço de lazer para toda a família, cercado por natureza, animais silvestres e áreas para atividades culturais e socioambientais.


Reconhecido como uma das mais importantes unidades de conservação da Mata Atlântica, provou ser o lugar ideal para receber o último encontro do “Clube de Observadores da Natureza”.



“Canarinhos da Serra”, clube da escola EMEF Serrana, foi o primeiro a participar da iniciativa. Durante ano de 2019, em sete encontros, o projeto buscou incentivar crianças e adolescentes a integrarem de forma sustentável áreas conservadas da Grande Vitória, além de promover um aprendizado mais dinâmico, lúdico e divertido.


Na atividade final, alunos passearam pela trilha da Mata Ciliar do Parque Botânico Vale, repleta de espécies arbóreas nativas, animais silvestres e paisagens naturais. O caminho foi guiado por funcionárias e pelo coordenador do projeto João Zanardo, que revelou informações sobre a biodiversidade local e orientou as atividades de registro de natureza.


O passeio culminou em uma visita ao Jardim Sensorial, atração destaque do Parque Botânico que reúne plantas com diversas texturas, aromas e cores. O local estimula sentidos físicos e cognitivos, oferecendo uma experiência interativa para descoberta de propriedades encontradas nos diferentes elementos da natureza.


A sala de educação ambiental recebeu os estudantes para encerramento das atividades. O momento contou com lanche coletivo, bate-papo, feedbacks, retrospectivas e premiações à participantes de destaque do clube.


A aluna Larissa dos Santos recebeu o livro “Biodiversidade no Espírito Santo”, produzido pelo Instituto Últimos Refúgios, enquanto Melissa de Souza Coelho, do 7º ano, ganhou uma camisa da instituição. Ambas se sobressaíram pelo maior número de espécies registradas durante os campos do projeto.


A primeira edição do “Clube de Observadores da Natureza nas Escolas” atingiu ótimos resultados. Além de promover cultura e conhecimento, provou-se capaz de transformar a mentalidade dos participantes, como relata o coordenador João Zanardo: “Muitas crianças confessaram que o projeto mudou a forma com que enxergavam a natureza, ensinando a importância de se respeitar todas as formas de vida.”


O projeto retornará em 2020 e, até o momento, busca recursos para atingir outras escolas e regiões da Grande Vitória.



Um até logo aos jovens desbravadores da natureza!


 

O Instituto Últimos Refúgios é uma organização sem fins lucrativos na qual os participantes são voluntários e precisa de recursos para financiar as suas atividades. Se gosta de nosso trabalho e quer que ele continue, saiba como colaborar clicando na imagem abaixo ou no link: PARTICIPE.


"Inspirando pessoas, promovemos mudanças!"


Também acompanhe o Instituto Últimos Refúgios nas mídias sociais.


null




bottom of page