POST EM DESTAQUE

  • Tatiane de Mello do Carmo - voluntária Últimos

Para que servem as árvores? Entenda sua importância para o meio ambiente

Quem nunca aproveitou uma sombra ou fez um piquenique embaixo de uma árvore?


Imprescindíveis para a vida terrestre, as árvores desempenham um papel essencial na conservação de ecossistemas, biomas e no abrigo de toda a nossa biodiversidade.


São responsáveis por proteger os solos e nascentes da luz solar, realizar a manutenção do ar e da umidade, além de servirem como fonte de alimento e abrigo para diversas espécies de animais.


Contudo, temos acompanhado de perto as consequências da exploração humana, que por meio do desmatamento e das queimadas, impactam o equilíbrio de ecossistemas, levando muitos animais à extinção e à uma série de problemas ambientais.


Neste contexto, o dia 21 de setembro foi escolhido para celebrar O Dia da Árvore, data responsável por ressaltar a importância da conservação do meio ambiente e da natureza.


Diversos projetos, escolas e empresas aproveitam a data para realizar a distribuição de mudas nativas, como o Jequitibá-rosa, que além de uma das maiores árvores brasileiras é símbolo do estado do Espírito Santo.


Por meio do incentivo à atitudes mais conscientes e de ações de educação ambiental, ainda temos uma chance de propagarmos a importância de nosso bem mais precioso: a natureza. Faça sua parte e apoie esta causa!


Fotos: Leonardo Merçon

 

O Instituto Últimos Refúgios é uma organização sem fins lucrativos na qual os participantes são voluntários e precisa de recursos para financiar as suas atividades. Se gosta de nosso trabalho e quer que ele continue, saiba como colaborar clicando na imagem abaixo ou no link: PARTICIPE.


"Inspirando pessoas, promovemos mudanças!"


Também acompanhe o Instituto Últimos Refúgios nas mídias sociais.


null




16.963 visualizações