top of page

POST EM DESTAQUE

  • Ana Clara Mardegan - estagiária Últimos Refúgios

Projeto Marsupiais resgata gambá em Vitória e o devolve para a natureza

A equipe do Projeto Marsupiais entrou em ação para fazer mais um resgate. Na última quarta-feira (4), um time composto por três biólogos e uma veterinária foi acionado para capturar um gambá em uma residência do bairro Jardim Camburi, em Vitória

O próprio morador entrou em contato com o UR após identificar a presença do animal, que estava aprontando algumas peripécias, visitando a cozinha atrás de alimento e escondendo-se em pequenos compartimentos da casa para se proteger.



O pequeno invasor encontrava-se dormindo dentro de um saco plástico, atrás de uma geladeira. A captura foi rápida e precisa e depois de uma pequena avaliação, o animalzinho já estava pronto para ser libertado na natureza.


A escolha do local de soltura, por sua vez, depende de diversos fatores. “Proximidade é o que mais consideramos, para não levar o animal para um ambiente diferente do que ele está habituado, além da preocupação de transportar doenças para outras localidades. No caso em questão, buscamos uma região de mata preservada próxima ao local do resgate”, esclarece a bióloga Iasmin Macedo, coordenadora do projeto.


Situações como essa são bastante comuns. Os gambás são generalistas, se alimentam de tudo e, por isso, deixam seu habitat natural atrás de comida em áreas urbanas, sendo atraídos tanto pelas latas de lixo presentes nas ruas e quintais, como pela comida dentro das casas.


Infelizmente, em algumas dessas aventuras pela vizinhança, os animais acabam perdendo o caminho de casa, levando transtornos aos moradores que não estão acostumados a interagir com a espécie e não sabem lidar com a situação.


Por conta disso é tão importante se manter antenado à iniciativas de preservação. Além de propagar conhecimento e informações sobre como lidar com esses casos, provam-se uma forma eficaz de socorro quando o resgate é necessário.


Para fazer o resgate de animais silvestres, a pessoa deve entrar em contato com os órgãos ambientais da região (Cetas, Ibama, Prefeitura, entre outros). Você também pode contatar o Últimos Refúgios para orientações pelo número (27) 3022-1667.



Fotos: Ana Clara Mardegan

 

O Instituto Últimos Refúgios é uma organização sem fins lucrativos na qual os participantes são voluntários e precisa de recursos para financiar as suas atividades. Se gosta de nosso trabalho e quer que ele continue, saiba como colaborar clicando na imagem abaixo ou no link: PARTICIPE.


"Inspirando pessoas, promovemos mudanças!"


Também acompanhe o Instituto Últimos Refúgios nas mídias sociais.


null




94 visualizações
bottom of page