top of page

POST EM DESTAQUE

  • Iasmin Macedo e Lorena Musiello

IBAMA/ES Homenageia Instituto Últimos Refúgios, Projeto Marsupiais e outros Parceiros do CETAS/ES.

No dia 18 de dezembro de 2018, o Centro de Triagem de Animais Silvestres, localizado no município de Serra, Espírito Santo, abriu suas portas para uma homenagem aos colaboradores e uma reunião técnica, onde foram abordados temas de melhorias para execução dos trabalhos e projetos do ano de 2019.


Equipe do Cetas/ES, Rogério os Santos Araújo (Agente Ambiental Federal), Josiano Cordeiro Torezani (Analista Ambiental), Vinícius de Seixas Queiroz (Analista Ambiental), Décio Luiz Castelões Mota (Analista Ambiental e Responsável do Cetas/ES) e Equipe Últimos Refúgios Lorena Musiello (Voluntária do Projeto Marsupiais), Iasmin Macedo (Coordenadora do Projeto Marsupiais) e Leonardo Merçon (Presidente do Instituto Últimos Refúgios.


Durante o período de apoio, os colaboradores voluntários não mediram esforços para ajudá-los com a saúde, reabilitação e soltura dos animais silvestres da fauna Espirito Santense. O evento contou com a presença do Superintendente do IBAMA/ES, Tarcísio José Föeger, e do Responsável pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres DITEC/IBAMA/ES, Décio Luiz Castelões Mota, que ao longo da cerimônia fizeram uma homenagem aos colaboradores, certificando os representantes, de forma pública, e destacando a importância dos auxílios prestados de forma voluntária. Dentre os homenageados haviam o Instituto Últimos Refúgios e o Projeto Marsupiais, além de Veterinários, Biólogos, Reabilitadores, Clínicas, Laboratórios, outras Instituições de Conservação e Universidades, que tornam mais efetivo o trabalho do CETAS/Ibama.


"Agraciados foram escolhidos entre colaboradores e entidades que se destacaram à frente de ações em parceria com o CETAS/ES na proteção da Fauna Silvestre Capixaba. O Superintendente Tarcísio Föeger entregou a honraria em solenidade no Centro Integrado de Gestão Ambiental da Lagoa Jacuném, em Serra/ES, na manhã de ontem (18)" Vinícius de Seixas Queiroz, Analista Ambiental do NUFAU/ES/IBAMA.


Certificação entregue ao Instituto Últimos Refúgios e Projeto Marsupiais

Certificação entregue ao Instituto Últimos Refúgios e Projeto Marsupiais

Além das homenagens, foi realizada ainda uma visita técnica às instalações do CETAS/ES e uma reunião de alinhamento, entre as entidades, visando agilizar os canais de comunicação e otimizar os procedimentos. De acordo com o Vinícius, a partir dessa discussão, foram programados três encontros técnicos para 2019. O primeiro em janeiro, onde os profissionais do CETAS e alguns voluntários receberão treinamento para otimizar o manejo visando a estabilização de pacientes críticos em quadros de emergência. Em seguida, no mês de fevereiro, serão discutidos os procedimentos operacionais pré e pós-operatórios para quadros ortopédicos (com principal destaque para fraturas de asas em aves de rapina). E o terceiro evento ocorrerá em março, quando será realizada uma oficina de trabalho (Workshop) para alinhamento entre órgãos públicos e privados nas diretrizes para atendimento a situações de conflito com animais silvestres em áreas urbanas da Grande Vitória.


Equipe Cetas/ES, Representantes do batalhão da polícia ambiental e das Instituições colaboradoras.



Sobre os CETAS


Os Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama são unidades responsáveis pelo manejo dos animais silvestres que são recebidos de ação fiscalizatória, resgate ou entrega voluntária de particulares. Os Cetas possuem a finalidade de receber, identificar, marcar, triar, avaliar, recuperar, reabilitar e destinar esses animais silvestres, com o objetivo maior de devolvê-los à natureza, além de realizar e subsidiar pesquisas científicas, ensino e extensão. A solicitação de pesquisa deverá ser formalizada na Superintendência do Ibama. Fonte: Ibama 2018.


Segundo Josiano Cordeiro Torezani (Analista Ambiental), até a presente data do ano de 2018, o CETAS do Espírito Santo atendeu 2.267 animais, dentre aves, mamíferos e répteis. Grande parte desses animais foram reabilitados e soltos na natureza ou então destinados para o CEREIAS (Centro de Reintrodução de Animais Selvagens - Aracruz/ES), onde também são reabilitados para posterior soltura em ambiente natural preservado. Este número representa o bom trabalho realizado pelo CETAS, e claro, com a ajuda dos colaboradores conseguiremos avançar ainda mais na preservação da fauna do estado.




* Texto: Lorena Musiello - Estudante de Medicina Veterinária e Iasmin Macedo - Bióloga coordenadora do Projeto Marsupiais.


Conheça mais sobre o Projeto Marsupiais no LINK.


Acompanhe também o Instituto Últimos Refúgios nas mídias sociais.

Facebook - www.facebook.com/ultimosrefugios

Youtube - www.youtube.com/ultimosrefugios


O Instituto Últimos Refúgios é uma organização sem fins lucrativos na qual os participantes são voluntários. Se gosta de nosso trabalho e quer que ele continue, saiba como colaborar no link: PARTICIPE.


"Inspirando pessoas, promovemos mudanças!"







bottom of page