top of page

POST EM DESTAQUE

  • Cristina Zampa Sanchez - Voluntária do Instituto

Big Day Brasil

Neste sábado, dia 28 de outubro, acontece o evento Big Day Brasil, onde os praticantes do birdwatching dedicam o dia todo a procura de novas espécies para registrar, catalogar e publicar as listas das espécies encontradas em plataformas online, como o eBird e o Wikiaves. A ideia é observar o maior número de aves possível dentro de 24 horas e os registros e listagens são muito importantes para contabilizar a biodiversidade, entre outros dados importantes.



Mas você sabe de que se trata o birdwatching?


O birdwatching, ou observação de aves, é um hobby antigo que reúne pessoas do mundo todo interessadas em observar aves em liberdade. Ele surgiu na Inglaterra e nos Estados Unidos por volta do século 19 e hoje envolve adeptos de todas as idades. Não se trata necessariamente de uma atividade de cunho científico. Ninguém precisa ser especialista em aves para observá-las, basta ter vontade e disposição. Praças, áreas rurais e litorâneas, parques urbanos e unidades de conservação são lugares perfeitos para a prática. Você pode sair a procura de aves até mesmo no seu bairro. Também não é necessário muitos equipamentos, mas estar munido de um binóculo, máquina fotográfica e um guia ajuda bastante quem quer levar a prática mais a sério.


A atividade traz muitos benefícios a seus praticantes, bem como ao meio ambiente. Quem se apaixona mesmo pela prática acaba desenvolvendo mais empatia pelas aves e pelas causas ambientais, pois ambientes bem preservados contribuem para o avistamento de uma maior diversidade de espécies e o encontro de aves bastante interessantes e muitas vezes raras. Aprender a admirar a beleza das aves aproxima as pessoas do contato com a natureza, proporciona bem estar, alivia o estresse da rotina diária no ambiente urbano, traz paz de espírito e pode até mesmo melhorar quadros de depressão e ansiedade, pois também permite interação social. Faz bem para o corpo, para a alma e a mente.


Para participar do Big Day Brasil não é necessário buscar uma espécie rara em um ambiente de difícil acesso e qualquer um pode participar. O site do Instituto Últimos Refúgios oferece o Guia Online de Observação de Aves, que indica bons locais para a prática para quem é iniciante ou veterano. Nele estão disponíveis informações sobre como chegar aos locais, rotas, hospedagem, características do local, pontos de observação, localização das unidades de conservação no mapa do Estado do Espírito Santo, espécies encontradas no local, guias experientes, entre outras.


Consulte nosso guia e participe do evento! Com isso, você ajudará a fomentar a observação de aves no Espírito Santo e contribuirá para disseminar essa atividade tão prazerosa.


* Texto de Cristina Zampa Sanchez, bióloga e voluntária do Instituto Últimos Refúgios.

* Fotos de Leornado Merçon, fotógrafo de natureza e conservação, voluntário do Instituto Últimos Refúgios (Instagram - @leonardomercon).


Acompanhe também o Instituto Últimos Refúgios nas mídias sociais.


O Instituto Últimos Refúgios é uma organização sem fins lucrativos na qual os participantes são voluntários. Se gosta de nosso trabalho e quer que ele continue, saiba como colaborar no link: PARTICIPE


"Inspirando pessoas, promovemos mudanças!"

82 visualizações
bottom of page