top of page

POST EM DESTAQUE

  • Fernanda Miller - Voluntária do Instituto Últimos

As Aves e a formação em “V”

As aves são grandes exemplos de envolvimento, sincronização, respeito e cooperação. Hoje, vamos falar sobre uma inteligente estratégia de migração, capaz de facilitar sua locomoção.



Pesquisas sobre a formação em “V”, indicam que esta prática tem por objetivo amenizar a turbulência em voo. É como se as aves fizessem uma coreografia durante todo o percurso, cada qual com sua ilustre participação, observando o comportamento das outras, a fim de sincronizarem seus movimentos.


Tudo é calculado milimétricamente, desde a posição até a sincronia das batidas das asas, a fim de viajar um grande percurso poupando energia. A liderança é revezada para que não haja um grande desgaste de quem comanda. Os pássaros que estão atrás, aproveitam as correntes de ar dos que estão à sua frente.


É um trabalho funcional e admirável! A formação em “V”, nos faz perceber que o trabalho em equipe poupa energia e garante segurança. Mostra também a importância de boa liderança com rotatividade, aproveitando diferentes capacidades, idades, experiências e competências.

Inspirar-se no comportamento da natureza é um meio de sobrevivência, pois o instinto animal sabe o que é ideal para o nosso progresso.


Na foto acima, observamos um bando de Cabeça-seca (Mycteria americana), ave bastante encontrada no Pantanal, onde foi feito esse registro pelo fotógrafo Leonardo Merçon, idealizador do Instituto Últimos Refúgios que conta com o apoio de voluntários e profissionais da área, para trazer informações relevantes sobre a fauna e a flora, a fim de que possamos conhecer para proteger. E para a realização deste lindo trabalho, a equipe também pratica e se inspira na formação em “V”.


Como na foto abaixo, é possível perceber!


Texto de Fernanda Miller, escritora e voluntária do Instituto Últimos Refúgios.

Fotos de Leornado Merçon / Instituto Últimos Refúgios.


Acompanhe também o Instituto Últimos Refúgios nas mídias sociais.


O Instituto Últimos Refúgios é uma organização sem fins lucrativos na qual os participantes são voluntários. Se gosta de nosso trabalho e quer que ele continue, saiba como colaborar no link: PARTICIPE


"Inspirando pessoas, promovemos mudanças!"

685 visualizações
bottom of page