top of page

POST EM DESTAQUE

Luis Francisco Gonzaga

O que fazer ao encontrar um animal perdido na rua?



Nós, do Instituto Últimos Refúgios, sempre recebemos perguntas sobre o que fazer ao encontrar algum bicho, seja uma cobra à beira de uma rodovia, uma tartaruga encalhada ou um passarinho caído do seu ninho.


Sobre os passarinhos, seguem algumas dicas nossas e do Fabio Nunes, mestre em Ecologia e Recursos Naturais:


• Não leve o filhote para longe do local onde o encontrou, é ali que os pais irão procurá-lo e, mesmo fora do ninho, continuarão lhe dando comida.


• Tire o filhote do chão para não ser atacado por formigas nem por outros predadores, o ideal é devolver o filhote ao alcance dos pais, em alguma árvore próxima onde poderia estar seu ninho.

• Porém, se colocar em um galho ele provavelmente voltará a cair. Por isso, pode ser feita uma improvisação do ninho com um recipiente forrado (furado embaixo para não acumular água) pendurado em uma árvore (escondido dos humanos).


• Funciona muito bem e ele só sairá quando suas asas estiverem desenvolvidas. Para garantir, observe de longe se os pais encontram o filhote, que são atraídos pelo chamado do filhote.


• Caso perceba que o pássaro tenha algum ferimento, leve-o a um médico veterinário. É a pessoa ideal para recuperar uma ave ferida ou doente.


• Dependendo do tipo de ave (caso seja uma coruja, um gavião ou uma garça, por exemplo) é melhor você ligar para o Ibama do que lidar por conta própria.


Telefone do Ibama Vitória/ES: (27) 3089-1150.

Não mantenha o passarinho com você como pet! Ele tem o direito de ser livre, além de ser crime manter em cativeiro animais não legalizados!



Tem alguma outra dica? Comente aqui para que ela seja compartilhada com mais pessoas!


• Informações compartilhadas por Fabio Nunes, mestre em Ecologia e Recursos Naturais.

279 visualizações
bottom of page