Júlia Bragatto Luchi
Últimos Refúgios apoia vinda do Projeto Baleia Jubarte ao ES
O Instituto Últimos Refúgios (UR) esteve presente na reunião, em que foi assinado um termo de compromisso para a criação de uma sede do Projeto Baleia Jubarte no Espírito Santo, realizada na última sexta-feira (11). Além do Últimos Refúgios, outras instituições do coletivo ambiental (Instituto O Canal e Ecomaris), empresas e representantes do setor público também estiveram no encontro e apoiam o projeto.
Assinaram o documento o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, o secretário de Meio Ambiente, Max da Mata, o vereador Fabrício Gandini e a presidente do Instituto Baleia Jubarte, Márcia Engel.
Com a instalação do Projeto, teremos uma base de pesquisa e conservação da baleia Jubarte e também será possível fazer passeios turísticos para ver as baleias no Estado para estimular a conscientização ambiental, já que o Espírito Santo possui a maior concentração de baleia Jubarte do Brasil.
Para Leonardo Merçon, presidente e fotógrafo do UR, a criação de uma base do projeto aqui é importante para reforçar a luta pela conservação ambiental no Estado. “A vinda do Projeto Baleia Jubarte para o ES demonstra um amadurecimento das políticas relacionadas ao meio ambiente, em um momento tanto de crise econômica quanto ambiental”, afirma Merçon.
A primeira sede do Projeto Jubarte no Espírito Santo também contará um Centro de Educação com várias atrações.
O Projeto Baleia Jubarte
Baleia Jubarte é um projeto originário do Instituto Baleia Jubarte com objetivo de pesquisar e preservar as baleias Jubarte no Brasil. O Projeto possui duas sedes no estado da Bahia: na cidade de Caravelas e no munícipio da Praia do Forte. A futura sede no Espírito Santo será a primeira fora da Bahia.
VEJA ABAIXO MAIS FOTOS DO EVENTO:
Max da Mata, secretário de Meio Ambiente de Vitória, assinando o termo.
O folder do Instituto Baleia Jubarte em primeiro plano, representando o assunto discutido na reunião, e em segundo plano, estão Max da Mata (secretário de meio ambiente de Vitória), Luciano Rezente (prefeito de Vitória) e Marcia Engel (presidente do Instituto Baleia Jubarte), que veio a Vitória para a assinatura do termo.
O prefeito Luciano Rezende exibindo o folder do Instittuo Baleia Jubarte.
Leonardo Merçon (presidente do Instituto Últimos Refúgios), Thiago Ferrari (diretor do Instituto O Canal), Max da Mata (secretário de Meio Ambiente de Vitória). Representantes do Coletivo Ambiental, que está desenvolvendo diversas ações para movimentar o cenário ambiental de Vitória. A ação das Baleias faz parte de uma dessas ações.
Participantes do eveto de assinatura do termo. Diversas instituições envolvidas.
Participantes do Coletivo Ambiental e colaboradores junto com Marcia Engel, presidente do Instituto Baleia Jubarte.
Vereador Fabrício Gandini assinando o termo.