top of page

POST EM DESTAQUE

  • SARA DE ALMEIDA SARANDY

DIA MUNDIAL DOS OCEANOS


Você sabia que o dia 08 de junho é uma data importante para a conservação dos oceanos? Pois é! Nesta data é comemorado o Dia Mundial dos Oceanos!


Tudo começou em 1992, quando o Governo do Canadá propôs, na ECO-92 (aqui no Brasil, no Rio de Janeiro!), a instituição do Dia Mundial dos Oceanos. Em dezembro de 2008, em uma grande conquista, o Dia Mundial dos Oceanos, comemorado no dia 08 de junho, foi aprovado pela ONU! O objetivo da criação deste dia é celebrar o oceano e sua importância, além de aumentar a conscientização sobre o estado dos oceanos e de toda a vida que depende dele, ou que é afetada direta ou indiretamente por ele.


O tema escolhido para as comemoração do Dia Mundial dos Oceanos deste ano foi “Juntos, podemos proteger e renovar o nosso oceano”.


MAS POR QUE PROTEGER?


Você sabia que os oceanos são considerados pulmões do nosso planeta? Eles produzem a maior parte do oxigênio atmosférico. Além disso, absorvem grande quantidade de calor (ou seja, ajudam a regular o nosso clima), alimentam mais de um terço da população mundial, tem grande importância econômica e abrigam a maior biodiversidade da Terra! Ou seja, os oceanos são essenciais para a manutenção da vida!


Mas eles vêm sofrendo com muitos impactos causados pelo homem, como aquecimento, superexploração de recursos, e pela poluição. E por falar em poluição, de acordo com a ONU, 8 milhões de toneladas de plástico vão parar nos oceanos anualmente - se continuar assim, em 2050 haverá mais plástico nos oceanos do que peixes!

Todo esse impacto vem afetando a vida marinha que vêm diminuindo em quantidade de espécies e de indivíduos em todo ambiente marinho. Um exemplo da consequência desses impactos é no recife de corais: o aquecimento global está afetando diretamente os recifes que, de acordo com Ministério do Meio Ambiente, abrigam 1 em cada 4 espécies marinhas, incluindo 65% dos peixes!


E aí entra a APA Baía de Tartarugas! Ela é muito importante, pois valoriza a riqueza natural da baía e populariza o grande potencial para o ecoturismo na região, contribuindo para a conservação da vida marinha.


O Instituto Últimos Refúgios vem atuando diretamente na conservação dos oceanos e da vida marinha! O Instituto promove ações, como a Ação Coletiva em Prol da Vida Marinha em praias para recolhimento de lixo; também atua apoiando projetos dessa área, participando de ações, promovendo palestras, fotografando e fazendo filmagens, e muito mais; além disso, participa criando projetos, como o próprio Projeto Baía de Tartarugas, que valoriza a riqueza natural da baía e populariza o grande potencial para o ecoturismo na região.


Mas como VOCÊ pode atuar? Aí vão algumas dicas:

  • Não jogando lixo nos oceanos, nem no chão;

  • Diminuindo seu consumo de plástico ou trocando por opções mais ecológicas e sustentáveis, como por exemplo: trocando canudos plásticos por canudos ecológicos, sacolas plásticas por sacolas retornáveis, garrafas pets pela sua própria garrafinha de água na bolsa, e por aí vai!

  • Diminuindo sua pegada de carbono, com a utilização de bicicletas e transportes públicos, por exemplo;

  • Dando preferência por embalagens biodegradáveis, que não utilizam plásticos, nem isopor, por exemplo;

  • Fazendo coleta seletiva de lixo;

  • Espalhando seu conhecimento e sensibilizando colegas, amigos e familiares;

  • Participando de ações, como a de coleta de lixo da praia, ou organizando o seu próprio mutirão!

  • Apoiando ONGs! Saiba mais em nosso site: https://www.ultimosrefugios.org.br/doacao.


Junte-se a nós e comemore conosco esse dia 08 de junho tendo atitudes muito mais sustentáveis! Vamos lá?!


"Inspirando pessoas, promovemos mudanças!"

Também acompanhe o Instituto Últimos Refúgios nas mídias sociais.

https://www.instagram.com/ultimosrefugios/
https://www.youtube.com/ultimosrefugios
https://www.facebook.com/ultimosrefugios

bottom of page