"Papo Restinga" encerra atividades em primeiras escolas no ano
TE CONVIDAMOS PARA O 1º FESTIVAL ECOCULTURAL DO INSTITUTO ÚLTIMOS REFÚGIOS: EDIÇÃO RESTINGA
FESTIVAL ECOCULTURAL: EDIÇÃO RESTINGA
O FESTIVAL ECOCULTURAL
A educação ambiental, um dos pilares do Últimos Refúgios, uma instituição sem fins lucrativos com foco na conservação ambiental, é um caminho. Aliada à cultura, esporte, lazer e informação se transforma em uma poderosa ferramenta para sensibilização dos moradores e frequentadores da região da praia de Camburi.
Com a união desses elementos o Festival Ecocultural Últimos Refúgios: EDIÇÃO RESTINGA, surge como um evento lúdico para falar de sustentabilidade e conservação da natureza.
Teremos uma programação diversificada com atrações musicais, atividades esportivas, caminhada fotográfica e muito mais, te aguardando, na maior praia da capital do Espírito Santo. Você não pode ficar de fora!
PARTICIPE DO FESTIVAL
WORKSHOP PARA VOLUNTÁRIOS
O Festival EcoCultural Últimos Refúgios preparou um workshop para você atuar nesta ação, marcada para o dia 18 de março, e saber mais sobre o ecossistema restinga que está em plena recuperação nas praias de Vitória. Vamos formar uma rede de conhecimento e colaboração? Tudo por um ambiente mais saudável visando uma melhor qualidade de vida para todos os seres vivos!
Local: Parque Botânico Vale - sala Educação Ambiental
Data: 15 de março.
Horário: 14h às 16h
Evento certificado com vagas limitadas
VAGAS ESGOTADAS
VAGAS ESGOTADAS
A RESTINGA DA BAÍA DAS TARTARUGAS, VITÓRIA/ES
A Área de Proteção Ambiental (APA) Baía das Tartarugas, envolve toda a Baía de Vitória, englobando a Praia de Camburi, Praia do Canto e Ilhas do Boi e do Frade, somando uma área de 1.685,47 hectares.
A APA Baía das Tartarugas é administrada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória (SEMMAM) e visa uma melhoria na qualidade ambiental e na preservação da biodiversidade marinha do ecossistema costeiro. Buscando planos de recuperação e preservação da área, a Secretaria busca a elaboração do Plano de Manejo da nova Unidade de Conservação (PREFEITURA DE VITÓRIA, 2018).
Neste sentido, o Instituto Últimos Refúgios teve a iniciativa de criou o Projeto de Conservação da Baía das Tartarugas e o Projeto Vitória da Restinga, com a pretensão de entender o contexto ambiental e social, bem como divulgar e valorizar a biodiversidade existente sensibilizando os usuários da APA Baía das Tartarugas. E é nesse contexto que nasce o FESTIVAL ECOCULTURAL INSTITUTO ÚLTIMOS REFÚGIOS: EDIÇÃO RESTINGA.
Abaixo, algumas imagens da rica biodiversidade da APA Baía das Tartarugas e da Restinga de Vitória/ES - Brasil:
OUTRAS AÇÕES COM A TEMÁTICA: RESTINGA.
Todas as ações do Vitória da Restinga visam mostrar à população local o quão importante e rico em biodiversidade é esse ecossistema, aliado aos benefícios do uso sustentável para lazer e esportes ao ar livre. O Projeto, com a parceria da Vale, tem o propósito de estimular iniciativas de preservação, com ações de sensibilização ambiental. Proporcionando através de diálogos e ações, uma mudança de pensamentos sobre o que é a restinga, a sua importância e a relação com a biodiversidade local.
A praia, as praças e as escolas da região serão locais para a realização das atividades. O foco são ações de limpeza de praia, plantio de mudas nativas da restinga, capacitações de profissionais e comunidade, educação ambiental com crianças e adultos e campanhas ecológicas, presenciais e virtuais.
Realização de capacitações com a temática “Restinga e sua importância” para professores, funcionários da Vale e grupos comunitários.
Capacitações
Atividades realizadas em escolas para alunos e seus familiares com o objetivo de incentivar as crianças a observarem e descobrirem o ecossistema e a riqueza de suas espécies.
Clube de Observação da Natureza
Organização e mobilização de ações de limpeza na orla da praia de Camburi, no mangue e em praças e parques da cidade.
Limpeza de praias
Ações de educação ambiental com foco em conteúdos sobre a restinga, qual a sua importância, presença e importância da fauna e flora nativas, espécies exóticas não nativas, ações antrópicas dos seres humanos e suas consequências para este ecossistema.
Educação ambiental
Campanhas realizadas na orla da praia de Camburi, praças e parques da cidade trazendo a atenção dos moradores locais, frequentadores, grupos esportistas, crianças e visitantes para as ações de informação sobre a restinga da praia de Camburi.
Campanhas ecológicas
Plantio de mudas em áreas degradadas da restinga da orla de Camburi e cultivo de sementes de espécies nativas.
Plantio de mudas nativas da restinga
NOTÍCIAS
NOSSA EQUIPE
Iasmin Macedo - Coordenadora
Leonardo Merçon - Coordenador de Comunicação - Designer e Fotógrafo / Consultor
Caroline Reis Araujo - Coordenadora de Difusão Científica
Anna Flávia - Educadora Ambiental
Laiz P Baptista - Difusão Científica
Marina Mello - Educadora Ambiental
João Pedro Zanardo - Biólogo Especialista em Restinga / Consultor
Thiago Negrelli - Assessoria Financeira e Jurídica
Felipe Facini - Designer / Consultor
Vitor Pinheiro - Estagiário de Jornalismo
Scarlet Figueiredo - Designer
Daniela Gerhard - Relações Institucionals
Vanessa Yee - Produtora Cultural
Elen Amorim - Auxiliar de Coordenação e Produção
Joarley Rodrigues - Produtor
Rafael Gaspar - Diretor de projetos / Consultor
INSTAGRAM DO PROJETO VITÓRIA DA RESTINGA
LOCALIZAÇÃO DA PRAIA DE CAMBURI