top of page

POST EM DESTAQUE

Projeto Marsupiais e Instituto Últimos Refúgios participam da XIX Jornada De Biologia da UVV

O mês de novembro começou com muita ciência e biologia na Universidade de Vila Velha (UVV). Depois de quase dois anos, o Centro Acadêmico de Ciências Biológicas da universidade celebrou a 19ª edição da sua tradicional ‘Jornada De Biologia’ a partir do tema “A Biodiversidade Capixaba em Foco”, reunindo estudantes e profissionais para discutir temas relevantes sobre a conservação da fauna e flora do estado.

O Projeto Marsupiais marcou presença no evento com a palestra “Os marsupiais do Espírito Santo e a importância de sua conservação”, conduzida por Iasmin Macedo, presidente do Instituto Últimos Refúgios, idealizadora e coordenadora do Projeto Marsupiais. Além da apresentação, o projeto ofertou o minicurso “Resgate e reabilitação de marsupiais - Difusão científica para a conservação”, ministrado por Iasmin e pela bióloga e voluntária do Projeto Marsupiais Caroline Reis.


Mais de 40 estudantes participaram das atividades do projeto (palestra e minicurso). Na aula, muitos tiveram oportunidade de conhecer o trabalho do Projeto Marsupiais no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CETAS) do Espírito Santo, desde a chegada e registro do animal, à reabilitação e, finalmente, sua reintrodução na natureza. Conferiram, ainda, a importância da difusão científica da produção de conteúdo voltado à sensibilização ambiental.

A parceria entre o Projeto Marsupiais e o CETAS fomenta a iniciação científica e a formação de novos pesquisadores, permitindo que voluntários contribuam com o resgate e reabilitação de marsupiais que chegam ao Centro.

O biólogo e voluntário do Instituto Últimos Refúgios Daniel Gosser Motta também prestigiou o evento com o minicurso “Detecção de microplásticos em ambientes aquáticos”, que abordou a problemática do aumento da produção de plástico e da quantidade de resíduos descartados na natureza, prejudiciais a todas as formas de vida.


Além de incentivar o conhecimento, a troca de experiências e o debates sobre questões atuais, a Jornada de Biologia integra estudantes a profissionais de diferentes áreas, seja na pesquisa ou conservação da biodiversidade capixaba. O Projeto Marsupiais agradece o convite e espera ter contribuído com a formação de jovens biólogos, plantando a sementinha da difusão científica e da sensibilização ambiental.

bottom of page