POST EM DESTAQUE

Foto do U.R. ganha concurso no Instagram

10/07/2019

1/7
Please reload

Atualmente, mais da metade da população brasileira vive em regiões litorâneas, a menos de 200 metros do oceano. De acordo com um estudo de 2003, cinco das nove regiões metropolitanas do Brasil estão em situação de beira-mar, cenário que demonstra a crescente integração humana aos ambientes litorâneos. 

 

Em contrapartida, a aproximação entre mar e grandes metrópoles tem evoluído de modo preocupante. O fenômeno trouxe como consequência um significativo aumento da produção de lixo e do descarte irresponsável de resíduos nos oceanos, panorama que afeta diretamente os animais e ecossistemas marinhos.  

 

Além disso, a situação gera consequências à saúde humana, à estética da paisagem litorânea e provoca impactos sociais, afetando comunidades locais que tiram sustento do mar e dependem diretamente de seus recursos.

 

 Praia no Espírito Santo afetada pelo descarte incorreto de lixo. Foto: Leonardo Merçon

 

Neste sentido, a preservação das áreas litorâneas se estabelece como uma discussão cada vez mais necessária. Com o intuito de integrar a sociedade à este debate, diversas campanhas de sensibilização são promovidas ao redor do mundo.

 

O Instituto Últimos Refúgios apoia diversas iniciativas de limpeza de praias e litorais, posicionando-se como defensor dos oceanos e de todas as espécies de vida marinha.

 

 

 

CONFIRA ALGUMAS AÇÕES EM PROL DA PRESERVAÇÃO DOS OCEANOS:

 

No ano de 2018, o Projeto Pegada, em parceria com órgãos públicos, ONGs e moradores, promoveu um mutirão de limpeza na praia da Curva da Jurema, em Vitória. 

 

Todo o lixo recolhido deu forma a figura de uma enorme baleia-jubarte. O registro, realizado pelo fotógrafo Leonardo Merçon, presidente do Últimos Refúgios, deu a ele o prêmio internacional de fotografia do concurso Jornada sem Plástico, realizado pela página Instamission, em parceria com a Corona e Parley.

 

Baleia-jubarte criada com mais de duas toneladas de lixo, em Vitória-ES. Foto: Leonardo Merçon

 

 

No domingo de páscoa de 2019, foi a vez da galera de Maria Ortiz - Vitória, participar da 3ª Ação Coletiva em Prol da Vida Marinha. O evento realizado pelo Instituto O Canal e coordenado pela Sea Shepherd, contou com cerca de 40 voluntários que retiraram 1,5 toneladas de lixo do mar. O artista plástico Nico Duarte, deu vida a um enorme Caranguejo-uçá e o presidente do Institutos Últimos Refúgios, Leonardo Merçon, registrou o momento.

 

 

 

Na ação mais recente, mais de uma tonelada de lixo deu forma a um golfinho. Realizada em Vitória em prol do Dia Mundial dos Oceanos, a iniciativa contou com o apoio da Prefeitura, ONGs e dezenas de voluntários. Você pode ler mais sobre a ação do Dia Mundial dos Oceanos clicando aqui.

 

 

 

As ações têm como objetivo sensibilizar a comunidade e convidá-los a praticar o descarte correto de lixo. As mãos entrelaçadas em volta de tantas toneladas de resíduos demonstram o poder que a união pode desempenhar na promoção de iniciativas de conscientização e preservação.

 

 

Hoje (19) é o Dia Mundial pela Limpeza da Água e amanhã (20) o Dia Internacional da Limpeza de Praia e Litoral. As datas representam a importância da luta contra a poluição dos oceanos e se provam como uma maneira de sensibilizarmos a população e discutirmos soluções para o problema.

 

 Garotinha participando de ação de limpeza. Foto: Leonardo Merçon

 

Lembramos que no próximo sábado (21), será realizada outra ação em prol da limpeza dos oceanos , dessa vez no Bosque José Moraes, na Ilha do Frade.

Apoie essa iniciativa. Contamos com a sua participação! 

 

O Instituto Últimos Refúgios é uma organização sem fins lucrativos na qual os participantes são voluntários e precisa de recursos para financiar as suas atividades. Se gosta de nosso trabalho e quer que ele continue, saiba como colaborar clicando na imagem abaixo ou no link: PARTICIPE.

 

 

"Inspirando pessoas, promovemos mudanças!"

 

Também acompanhe o Instituto Últimos Refúgios nas mídias sociais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Store_UltimosRefugios.png

Somos uma organização sem fins lucrativos. Por isso dependemos de doações para manter viva a luta em prol do meio ambiente. Sua colaboração mensal garante a continuidade e a independência do nosso trabalho.

Post_amigos_do_ultimos_refugios01.jpeg

Quer receber novidades? - Assine a newsletter

CALL US:

+55 (27) 3022-1667

Rua Humberto Balbi - 21 - Ed. Renê Descartes - sala 208 -

Jardim Camburi - Vitória, ES - Brazil

2006-2019 © Últimos Refúgios - All rights reserved

  • Facebook - Últimos Refúgios
  • YouTube - Últimos Refúgios
  • Instagram - Últimos Refúgios
  • Twitter - Últimos Refúgios