top of page

NOSSOS PROJETOS

PROJETOS DE

DIFUSÃO CIENTÍFICA

Difusão Científica

A divulgação científica ou "popularização da ciência" caracteriza atividades que buscam difundir o conhecimento científico para públicos não especializados. Ela é fundamental para o desenvolvimento da ciência, uma vez que é responsável pela circulação de ideias e divulgação de resultados de pesquisas para a população. Dessa forma o nosso trabalho implica na interpretação da linguagem técnica, utilizando diversos recursos para que a mesma se torne clara, objetiva e, principalmente, acessível a todos os tipos de públicos.

 

O uso de ferramentas como livros fotográficos, atividades lúdicas de educação ambiental, atividades de conscientização/sensibilização ambiental e outros, são hoje consideradas meios eficientes e eficazes na propagação de conhecimento, uma vez que permite ao público entender facilmente o conteúdo exposto, independente da complexidade do mesmo.

 

Nesse aspecto, por meio de livros fotográficos procuramos popularizar o mundo natural e a ciência. O Instituto Últimos Refúgios desenvolve a realização de projetos editoriais com qualidade profissional, de alto valor artístico, sensibilizador e científico. Nem todos falamos a mesma língua, mas todos podemos entender imagens. Por isso acreditamos que livros fotográficos com uma narrativa visual bem planejada podem inspirar mudanças positivas.

Fotografia de Natureza

Nossa especialidade é o registro fotográfico e audiovisual de fauna e flora, captando toda a essência das regiões retratadas. Explorando desde as lindas paisagens até os animais noturnos mais arredios, como os felinos e suas presas. Utilizamos técnicas aprendidas durante anos de especialização em registro de animais selvagens, aplicando desde recursos transmitidos por antigos caçadores até novas tecnologias digitais de captação de imagens em alta qualidade. 

Contamos com um banco de imagens de qualidade, sobre a maioria dos ecossistemas brasileiros. Nossas imagens são disponibilizadas gratuitamente para ONGs sem fins lucrativos, projetos educacionais e outras iniciativas em que o objetivo não seja o benefício próprio.

Fotografia_de_Natureza_UltimosRefugios.j
Livro_Sooretama_UltimosRefugios_edited.j

Livros de Fotografia

Imagens têm o poder de mudar o curso da história. O uso da fotografia de natureza como manifestação artística, com enfoque na sensibilização, vem crescendo progressivamente  ao longo dos anos. Por essa razão, a  fotografia de natureza vem sendo progressivamente mais usada como ferramenta de sensibilização ambiental e de expressão artística.

Realizamos livros de fotografia, para mostrar as várias vertentes naturais e socioambientais das unidades de conservação do Espírito Santo. Nossos livros autorais fazem parte da Série Áreas Protegidas e são acompanhados por um documentário homônimo. Juntos, constituem um importante material de promoção da rica biodiversidade existente nas unidade de conservação e visam à sensibilizar a sociedade em prol da preservação ambiental.

Cinema Ambiental

Acreditamos que filmes, vídeos e histórias poderosas podem desempenhar um papel fundamental no fomento da conservação e motivação para mudanças. Estamos empenhados em aumentar a sensibilização de pessoas, inspirando ações através do uso inovador da mídia.

O Instituto Últimos Refúgios concentra-se no registro da vida selvagem no seu ambiente natural e consegue capturar sua essência. Mas nosso trabalho não termina aí. Envolvemos as comunidades tradicionais, asseguramos que elas tenham acesso aos resultados do projeto e encorajamos as comunidades a se tornar defensores daqueles tesouros naturais tão valiosos para a humanidade.

DVD_2Bocas_UltimosRefugios_edited.jpg

Registro de Unidades de Conservação

InstitutoTerra_UltimosRefugios.jpg

Em 2011, o presidente e fotógrafo do Instituto Últimos Refúgios, Leonardo Merçon, foi convidado a fazer parte de um projeto fotográfico a ser desenvolvido no Instituto Terra. O convite partiu dos próprios fundadores da instituição, o fotógrafo Sebastião Salgado e sua esposa, Lélia Salgado.

 

O Instituto Terra é uma associação sem fins lucrativos, criada em 1999. Situada em uma fazenda na cidade de Aimorés, em Minas Gerais, o local foi a primeira região degradada a ser reconhecida como Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN). Desde então foi consolidado o instituto, que visa recuperar e preservar a área, originalmente coberta por florestas do bioma da Mata Atlântica.

Turismo Científico

Através do turismo científico, participantes não especializados terão a possibilidade de conviver com pesquisadores em trabalho de campo, ajudar no monitoramento de fauna silvestre, e ter uma expriência incrível em contato com a natureza. Este contato transformador pode contribuir para a formação de indivíduos mais consciente para necessidade de convivermos harmoniosamente com a natureza.

As expedições de turismo científico são realizados por nosso parceiro, o Instituto Marcos Daniel. Já foram realizadas expedições de pesquisa de tartaruga-marinhas em Abrolhos e expedições de pesquisa de jaracés no Pantanal. Os participantes contribuem para o custeio das atividades de pesquisa científica e as ações de conservação.

Turismo Cientifico Ultimos Refugios.jpg
Festival Ambiental.jpg

O Cine.Ema é o Festival de Cinema Ambiental e Sustentável de Cachoeiro de Itapemirim (ES) inspirado na Pedra da Ema. De 2015 à 2018, o Instituto Últimos Refúgios era um dos realizadores do evento em parceria com a Caju Produções, além de ser responsável pelas atividades e oficinas de Cinema AmbientalObservação de Aves com os alunos da Escola Estadual Wilson Resende de Burarama.

Festivais Ambientais

O Instituto Últimos Refúgios (UR) co-realizou, nos dias 18 a 21 de junho 2015, o Festival Ambiental O Canal, em parceria com o Instituto O Canal e a Prefeitura de Vitória. O principal objetivo do evento foi a sensibilização ambiental. Entre as atividades realizadas pelo UR, estão a oficina de fotografia com o celular para crianças, exposição de fotos e participação na mesa interativa, em que foi debatido o tema dos atropelamentos de animais silvestres na BR-101, assim como a série para TV / YouTube - “Festival Ambiental O Canal”.

Cineema_Paponique_01.png
bottom of page